Pare de dar “oi” em chats

Pare de dizer “oi” em um chat e depois sumir.

Marco Paulo Ollivier
Responsive
3 min readOct 7, 2022

--

Vamos direto ao ponto? Quem nunca passou pela situação de alguém dizer apenas um "oi" e demorar séculos pra responder? O famoso, só continuo o assunto quando você responder de volta. Ok, tente… chat é comunicação assíncrona, mas aqui já é demais. Pra quem tem ansiedade isso pode ser desesperador, mas mesmo pra quem não tem isso pode ser um motivo de distração e, consequentemente, de perda de foco e tanto.

Mas vamos dar o tom desse texto. Essa não é uma ode a comunicação acelerada ou a falta de educação. Não… é justamente o contrário. Por pensar e respeitar o tempo da pessoa do outro lado é que vamos pensar em maneiras de continuarmos sendo educados e diretos.

Lembre-se… ser direto não é ser mal educado. É só… ser direto. O "oi" ou o "bom dia" não são o problema. O problema principal que abordamos aqui é: enviar uma única mensagem — por mais educada que seja — e correr o risco de chamar a atenção da pessoa do outro lado que já concorre com dezenas de outras mensagens sem dizer o motivo dessa comunicação.

Seja educado, mas objetivo

Imagine você em um daqueles dias onde, se concentrar, é um problema e tanto. Se você tiver déficit de atenção, vai ser fácil lembrar, afinal… isso é todo dia. Ou imagine que você está no chat da sua empresa e vê que alguém enviou uma mensagem. Prontamente você espera a pessoa terminar de responder para saber do que se trata e tentar ajudar. E se depara com o seguinte cenário.

Péssimo, não é mesmo? E se em vez de fazer isso a pessoa optasse por mandar uma mensagem mais objetiva, mas ainda educada?

Isso é o que prega o movimento "no hello". A ideia é que você continue sendo educado, afinal de contas, provavelmente você está prestes a perguntar algo ou de pedir um favor, mas que ao mesmo tempo você não corra o risco de atiçar a ansiedade da outra pessoa ou de atrapalhar o foco dela.

A vida remota impulsionada pela pandemia acelerou muito as coisas e o chat passou a ser o cotidiano de trabalho de uma parcela considerável da sociedade, então esse manifesto — que seu primeiro registro que encontrei data de 2013 — se faz mais presente do que nunca. Leve isso em consideração a próxima vez que for puxar conversa com alguém via chat. A vida dos dois vai ser mais fácil :)

Conclusão

Você consegue ser objetivo e educado ao mesmo tempo. Se pra você é importante o que algumas pessoas chamam de "papo furado" não perca sua essência. Mas lembre-se e preocupe-se sempre em valorizar o tempo do interlocutor. Isso pode fazer uma diferença gigantesca no final do dia.

Se você curtiu conteúdos como esse, não deixe de me seguir nas redes sociais e de curtir esse conteúdo. Isso ajuda muito a continuar criando outros conteúdos pra vocês.

Referências encontradas

A referência mais antiga que encontrei foi nesse blogpost que está hospedado no domínio nohello.com

Mas também dá pra encontrar esse manifesto no nohello.net e no no-hello.com. Além desse post no Linkedin

Seja lá qual for o original, fica aqui meu agradecimento e meu registro em português Brasileiro de como melhorar nossa comunicação no dia-a-dia :)

Disclaimer

Esse não é um texto totalmente autoral, mas uma representação em português (e a minha interpretação e didática sobre o tema) de um manifesto relativamente antigo que existe na internet. Por falta de conhecimento da fonte que publicou isso pela primeira vez, vou postar no final uma lista de links que eu encontrei na internet sobre esse tema. Incluindo um blog post de 2013 que acredito ter sido a primeira publicação.

--

--

Marco Paulo Ollivier
Responsive

Software Engineer @flash || Gopher || @gopheriomeetup organizer