Webinar: Uma introdução ao Go

Gostaria de entrar no mundo da linguagem de programação Go? Assista a esse Weninar que fiz em parceria com a Digital Innovation One e veja como Golang pode ser útil no seu dia-a-dia

Marco Paulo Ollivier
Dec 1 · 3 min read

Na última quinta (21/11/2019), tive a oportunidade de apresentar um Webinar em parceria com a Digital Innovation One para fazer uma introdução a Linguagem de Programação Go.

Espero que o conteúdo possa ajudar vocês a entrar no mundo do Golang

Acesse o conteúdo sempre que quiser

Entre no Portal da Digital e se inscreva para ter acesso ao material completo.

Ou assista ao vídeo no YouTube

E veja os slides no SpeakerDeck

Baixe o código no meu Github e faça seus próprios testes

Passo a Passo e Live Coding

Depois de uma breve contextualização sobre a o passado da linguagem nós tivemos uma parte prática com o intuito de mostrar que podemos sair do zero com muita facilidade e já escrever códigos comuns no dia a dia de qualquer desenvolvedor de maneira rápida e simples. Aqui aproveito pra compartilhar com vocês os passos que fizemos nessa parte da Live.

Ambiente

Antes de mais nada, prepare seu ambiente em casa. Se você quiser uma abordagem mais objetiva e simples, pode fazer como demonstramos na Live e seguir a documentação oficial, mas se você preferir um gerenciador que permita que você tenha várias versões na sua máquina de trabalho, você pode seguir os passos que descrevi nesse artigo de configuração de ambientes usando o GVM.

Criando o projeto

Nosso ponto de partida será criar um projeto do zero e para isso vamos partir do princípio que queremos criar um projeto que seja fácil fazer uma gestão das nossas dependências, então vamos iniciar um projeto com base no Go Modules. Para isso execute o comando:

$ go mod init github.com/marcopollivier/DigitalInnovationOne-WebinarGo

Executando esse comando, um arquivo `` será criado.

Conclusão

Nessa live partimos de algumas premissas. Algumas delas relacionadas a uma falsa sensação de que Go é uma linguagem complicada de se usar e que só serviria para projetos complexos e até mesmo que seria uma linguagem que não pensa em sua comunidade. E com essas premissas na mesa, o principal objetivo era mostrar que tudo isso são lendas que ganham força, mas que não fazem, necessariamente, sentido. Com isso, mostramos que Go é uma linguagem que, apesar de nova, já oferece recursos bem sofisticados, flexível, simples e performática. Espero que ao final desse material essas características tenham ficado claras para qualquer pessoa, seja iniciante ou não.

Bom proveito e até a próxima.

Sobre mim

Responsive

Software Engineering Blog & Programming Tutorials

Marco Paulo Ollivier

Written by

Software Developer, futuro físico, entusiasta de Economia, Política e Filosofia. Também é Vascaíno, fã do GnR. Metido a fotógrafo e guitarrista meia-boca😜

Responsive

Software Engineering Blog & Programming Tutorials