Resenha do livro Essencialismo: A disciplinada busca por menos

Podemos fazer mais fazendo menos e melhor. Será mesmo?

William
Resumos & Resenhas
4 min readJun 5, 2021

--

Photo by Isaac Benhesed on Unsplash

O livro “Essencialismo: a disciplinada busca por menos” escrito por Greg Mckeown se tornou um dos títulos mais vendidos recentemente.

A ideia de que podemos fazer mais coisas focando no que é fundamental— e apenas vital — vem atraindo a atenção de muitas pessoas.

Mas será que a obra é mais uma cartilha de conselhos vazios ou não? Será que vale a pena comprar o livro ou é melhor economizar o dinheiro?

Bem, acabei de finalizar a leitura do livro escrito por Mckeown e neste texto apresento minhas principais considerações. Veja o conteúdo a seguir:

Conteúdo da publicação:

  • Resenha do livro “Essencialismo”
  • O que é bom e o que é ruim na obra
  • Vale a pena comprar?

Resenha

O livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” é um convite a reflexão sobre o que de fato realmente importa para nós.

Durante toda a obra existe um cuidado para que o leitor entenda o que de fato é essencialismo e como podemos aplicá-lo na nossa vida.

O tema não é simples, e por isso mesmo Greg Mckeown adota uma série de recursos a fim de atingir os diferentes públicos.

Em primeiro lugar, o autor usa uma série de tabelas para sumarizar as principais ideias apresentadas em cada capítulo.

Assim, o autor comenta qual é a mentalidade de uma pessoa não essencialista com a de uma pessoa essencialista. Ponto positivo.

O segundo recurso usado são as figuras que mostram de forma gráfica o significado de suas ideias.

Nessas imagens, Mckeown sempre apresenta uma abstração do que é dito no texto de modo a facilitar o entendimento. Outro ponto positivo.

Por fim, todo o livro é recheado de eventos reais que aconteceram com pessoas ou empresas essencialistas.

Tudo isso é amarrado de uma forma muito lógica e bem organizada, dentro de um argumento principal que discute o que é essencial na nossa vida.

Ao lê-lo, percebemos que o essencialismo é uma jornada complexa que envolve muito raciocínio e tomada de decisão.

O autor não blinda o leitor dessa realidade, na verdade ele mostra todos os percalços da jornada rumo ao essencialismo.

Este é outro ponto positivo na obra. O autor não vende ideias vazias ou simples para conquistar um grande público.

Ele amarra todo o seu argumento em fatos e eventos e usa uma linguagem simples que pode ser entendida por muitos leitores.

Após apresentar todo o conceito, etapas e benefícios, McKeown apresenta como podemos nos tornar essencialistas seguindo 21 passos.

Este é um complemento do livro, e narra as etapas considerando o conteúdo do livro para que uma pessoa consiga aplicar o essencialismo no seu dia a dia.

No que o livro é bom?

No seu conteúdo, produzido sob demanda para quem deseja entender o que é essencial para uma vida.

Isso acontece desde a construção dos argumentos, conectados e lógicos, até a organização dos capítulos, em sua maioria curtos e bem estruturados.

Outro acerto é que muitos livros de liderança e comportamento adotam ideias vagas ou promessas vazias. Mas, isso não ocorre com Essencialismo.

McKeown acerta no alvo ao posicionar o leitor sobre o que é essencial e faz isso de modo descomplicado, usando uma série de referências técnicas ou científicas para apoiar suas ideias.

O uso recorrente de imagens e tabelas que sumarizam a ideia principal de cada capítulo apoia os leitores e fornece um novo recurso para entendimento.

Por fim, McKeown traz ainda um convite sobre como se tornar um essencialista em 21 dias.

O que é ruim no livro?

Meu único problema como o livro é que senti falta de uma discussão sobre quais são os problemas ou riscos de sermos essencialistas.

O autor não discute se a mentalidade essencialista trás algum problema maior para quem pretende implementá-la no dia a dia.

No livro são pinceladas apenas situações desafiadoras — como a dificuldade de dizer não. Mas, não existe um debate profundo sobre suas implicações.

Este é principal o ponto negativo do livro. Mas, na minha opinião, o único.

Vale a pena comprar livro?

Photo by Clem Onojeghuo on Unsplash

Bem, na minha opinião vale muito a pena!

O livro essencialismo é um é uma obra excelente da atual lavra literária. Ele não é um livro fantasioso de ideias vagas ou argumentos vazios.

O livro é curto, objetivo e — sobretudo — é essencial para quem pretende ter uma vida mais focada, com ideias e metas bem definidas.

“Essencialismo” é um manual que ajuda muitas pessoas que precisam descobrir o que é essencial e discernido precisa ser feito do que não deve ser feito

Outro fator que pesa nesta opinião é o preço, apenas R$ 26,91 na versão digital e R$ 33,70 na versão física.

Ao fim, fica a dica do próprio autor sobre o que é essencialismo, de fato:

O essencialismo não é sobre como fazer mais coisas; é sobre como fazer as coisas certas — Greg McKeown

--

--