Foto é jornalismo

A arte de quem transmite informações por meio de imagens

Alícia Peres
Retratos e Relatos
2 min readJun 2, 2017

--

Ao ser encarada como reflexo da verdade, a fotografia conseguiu ganhar espaço na imprensa. Isso porque ela foi a primeira ferramenta capaz de expor, denunciar, opinar e relatar as situações com um único clique. Quando o jornalismo entendeu a força das imagens, a informação se tornou mais acessível e crível ao público e os fotojornalistas passaram a ser testemunhas oculares da realidade. As palavras e fotos começaram a trabalhar em parceria, possibilitando ainda mais a compreensão do sentimento e da realidade dos fatos.

Segundo o professor de fotojornalismo do Centro Universitário FAG, Ralph Willians a nossa sociedade é extremamente ligada ao visual e isso faz com que a informação de uma foto seja essencial para a total compreensão de um acontecimento. No entanto, a profissão não está sendo valorizada. Na maioria dos veículos de comunicação é cobrado que um único profissional saiba dominar a escrita e a técnica fotográfica.

FOTO + JORNALISTA

Foto: Douglas Kichel

Douglas Kichel é o único jornalista diplomado em atividade de Realeza, cidade no interior do sudoeste do Paraná. Dessa forma, se tornou indispensável para sua profissão aprender a fazer uma boa foto. Ele administra o portal de notícias da cidade que tem enfoque na área policial e por consequência disso, a maioria dos instantes que ele capta são acidentes de trânsito.

Douglas diz que as pessoas sempre mostraram ter curiosidade em buscar suas fotos para saber como, quando e onde aconteceu, principalmente quando o assunto é tragédia.

“A tragédia em si, qualquer que seja, desde pequena até grande, atrai as pessoas”.

Além de um olhar aguçado, o fotojornalista precisa ter coragem e nervos de aço. Quando começou a fazer seus primeiros cliques, Douglas diz que ficava apreensivo, mas, com o passar do tempo, para conseguir informar da melhor maneira possível, ele foi aprendendo a controlar a emoção.

Foto: Douglas Kichel

“Eu tento passar a imagem de que as pessoas poderiam ter se cuidado no momento do acidente. É enfatizado que, se elas tivessem usado os equipamentos de segurança, isso não teria acontecido. A maioria é imprudência”.

PARA SABER MAIS

O documentário Fotografia de Imprensa, lançado na França em 2010 pelo diretor Stan Neuma, mostra como ocorreu a introdução de imagens em jornais e revistas. O vídeo também exibe o trabalho dos principais fotógrafos da época, Robert Capa, Roland Seymor e Cartier-Bresson, que com suas obras conquistaram espaço na imprensa, fazendo com que suas fotos passassem a serem mais que apenas acompanhamentos de textos.

--

--