Fotografia que empodera

Conheça o projeto de fotografia sensual que exalta a beleza feminina

Alícia Peres
Retratos e Relatos
4 min readJun 7, 2017

--

“Um corpo é só um corpo”. É nisso que a fotógrafa e estudante de jornalismo Luiza Vaz sempre acreditou. Aos 20 anos, a fotografia a proporcionou coragem para romper as amarras da sociedade machista que acredita que ensaios sensual são apenas uma objetificação da mulher.

Foto: Luiza Vaz

Em 2016 ela criou o “Projeto Sem Nome”, com o intuito de mostrar, através da fotografia sensual, o lado mais sensível das mulheres, revelando a beleza e singularidade de cada uma. A preocupação dos ensaios vão além dos ângulos, luz e estética, por intermédio das fotos foi possível defender uma questão social. “Era mais pela mensagem do que pela fotografia”, explica a idealizadora do projeto.

Por acreditar que as pessoas rotulam previamente as mulheres que fazem ensaios sensuais, o projeto nunca ganhou um nome. “Chamam de puta e falam “olha que vadia tirando foto sensual”. Então eu pensei: Porque vou dar um nome para uma coisa que já tem vários nomes? A mensagem tinha que falar mais que uma nomenclatura”, declara.

Logo que os ensaios foram postados nas redes sociais, Luiza teve que enfrentar as primeiras críticas. Com desconfiança, as pessoas perguntavam qual era o objetivo e muitas não entendiam o motivo dela tirar fotos assim. “Um colega de trabalho da minha mãe foi contar para ela que eu estava postando foto pelada na internet e que aquilo era uma pouca vergonha”. As fotos também receberam alguns comentários desagradáveis de homens. “Eu não estava preocupada com as críticas, sabia que iria enfrentar uma onda de machismo, e pessoas com pensamento conservador que não iriam entender a proposta, mas eu tinha que rebater as pessoas”.

As fotos são feitas de maneira simples e natural, deixando as meninas confortáveis para fazerem a pose que se sentirem mais à vontade. Luiza fotografa apenas maiores de idade e só depois de entender o propósito da menina com a foto e a menina entender o dela, que o ensaio é marcado.

“Tem uma que quer parecer mais sexy e se sentir mais poderosa. Outra que tem autoestima muito baixa, então ela precisa disso para se afirmar como pessoa. Algumas que sofreram traumas ou tem cicatriz na perna e querem fazer a foto porque é aquilo que elas são, e elas querem mostrar isso. A fotografia sensual dá a liberdade de revelar um pouco mais do que você é”.

Foto: Luiza Vaz

Muito além dos padrões impostos pela sociedade está a beleza feminina. Ao serem fotografadas, as mulheres resgatam a confiança, revelando de forma peculiar, o empoderamento feminino. Por meio das fotos, Luiza exalta a sensibilidade, diversidade e sensualidade do corpo de cada mulher. “Eu acho que é a minha função como jornalista, fotógrafa e cidadã lançar um projeto desse e impactar mesmo”, conclui.

Foto: Luiza Vaz

Mudança de vida

Luiza Vaz pelas lentes de Marcio Luz

Luiza sempre gostou de estar em frente às câmeras e só descobriu que também poderia registrar momentos quando entrou na faculdade e conheceu a técnica. Começou profissionalmente fazendo ensaio de casal, pessoais e casamento e depois se encantou pela fotografia sensual feminina.

Ouça o áudio em que Luiza explica como a fotografia mudou vários âmbitos de sua vida.

João Guedes, Primo Tacca Neto e o projeto empoderador Antes Nua do Que Sua são algumas de suas inspirações para fotografia sensual. Alguns são próximos dela, como Rafael Fontana e Jesse Liberato, fotógrafos da região, que ela admira por terem conquistado um espaço na fotografia.

--

--