A relação entre design e atendimento

Vitor Otero
Revelo Design
Published in
4 min readJun 24, 2019

Olá passageiro, bem-vindo ao Medium de Design da Revelo!

Saiba que nesse espaço queremos distribuir pílulas de conhecimento à respeito do design aqui na Revelo e do design para o mercado de trabalho.

Bom, pra começar, sou o Vitor, mas me chamam de Otero (o meu sobrenome)

Quando eu entrei na Revelo, há uns dois anos e poucos atrás, algumas coisas estavam bem diferentes.

Eu cheguei diretamente pra me desenvolver na equipe de atendimento ao candidato, onde eu deveria ficar responsável por sanar as dúvidas dos usuários ao entrarem em contato com a plataforma e também entrar em contato com eles diretamente, dependendo de algum fluxo em específico do seu perfil no site.

Nessa época eu já estava estudando design e basicamente não iria trabalhar com design.

Como uma forma de moldar um pouco do meu propósito, procurei descobrir o que eu poderia colocar da minha formação, em uma outra área completamente diferente do que eu estava trabalhando.

Foi dada a largada sobre o primeiro de muitos aprendizados que eu tive aqui dentro, e esse em especial para o mercado de trabalho (não só sobre a minha área).

Trabalhando no atendimento, aplicando a visão de design, eu pude entender:

- Quais são as dores e dúvidas dos clientes ao usarem os serviços da empresa e em quais momentos isso aparece;;

- Em quais momentos os nossos serviços são utilizados;

- Como o design pode utilizar das forças do serviço da empresa a partir do feedback e percepções, sejam da equipe de atendimento ou do próprio cliente;

- Como o usuário interage com o que você projetou?

- Quem são as nossas personas e quais aprendizados podemos tirar a partir disso;

- Como o design pode otimizar processos internos, da própria equipe, que consequentemente pode refletir pela forma como o usuário é amparado em um momento de dúvida;

Para a nossa alegria, fazer design é algo que não precisa ser feito somente em uma equipe de criação, ou de marketing, produto, etc. Justamente por design ser mais que uma área, e sim uma ótica.

Entender design por outra perspectiva, como todo tipo de mudança, requer uma análise, identificar os problemas e testar soluções a partir disso.

Aqui também eu aprendi um pouco a respeito do mercado de trabalho, como por exemplo:

- O que o seu trabalho como designer pode provar e gerar de resultado para o projeto

- Como apresentar o seu trabalho ao montar um portfólio?

- Como descrever suas atividades?

Eu conheci muitos profissionais e projetos incríveis, onde pude ter uma troca, sobre o mercado de recrutamento da minha parte e sobre o projeto deles.

E o que mais tirar de tudo isso?

Atendimento é uma das áreas que mais conhece as dificuldades e facilidades do produto, seja por utilizar, mas principalmente por ser a área que tem principal contato com o cliente.

Por isso, colha seus feedbacks e os envolva nos processos de criação.

É muito bom criar e desenvolver algo, com empenho e esforço, mas se não for útil no final só foi tempo gasto, seu como profissional e da empresa.

Na prática isso às vezes não é tão simples de se fazer, por “n” motivos dentro de uma empresa, mas aí que se espera o trabalho de formiguinha, de você pensar nessa qualidade e fazer um pouquinho a cada dia.

Enfim, são inúmeros tipos de aprendizados que podem ser tirados dessa experiência e na prática você só descobre mesmo quais se aplicam a você, aplicando!

Sendo assim, tente se aproximar um pouco mais da equipe de relacionamento com o cliente dentro da sua empresa, ou se você também é o relacionamento ao cliente, considere um outro ponto de vista sobre o que é feito dentro da sua empresa e onde o design se encaixa em cada processo.

O design é uma área múltipla, e independente de onde estiver, o designer consegue, quase que involuntariamente fazer design. Melhorar projetos, pensar, aplicar metodologias. Fareja problemas, questiona.

Hoje eu trabalho com o design voltado para o marketing da Revelo, mas ainda com alguns pezinhos na equipe de atendimento aos candidatos.

Bom, essa foi uma pequena introdução

Fiquem ligados pois logo teremos mais dicas, mais aprendizados e mais discussões sobre o design aqui na Revelo e sobre a área de design.

Pra você que ficou interessado em todo esse trabalho de atendimento, e nessa plataforma de recrutamento e seleção que já me ensinou tanto , acesse o nosso site: www.revelo.com.br

Até a próxima ;)

--

--