Organizando sua criatividade

Yukari_Shii
Revelo Design
Published in
4 min readJun 28, 2019

Como você organiza suas pastas? E seus arquivos? Suas 135 layers no Photoshop tem nome?

Pode parecer um assunto para perfeccionistas e pessoas com TOC de organização, mas esse tipo de coisa afeta tanto nosso dia-a-dia que acho incrível como isso não é ensinado nos cursos em faculdades.

Um dia, no teste para trabalhar em uma empresa, eu tive que enviar o editável junto e descobri depois que o principal critério para a contratação naquela fase era a de organização das minhas layers no .psd.

Acha um exagero?

Eu também achei na hora, mas depois de algum tempo trabalhando lá, eles me mostraram o quanto a produtividade aumentava com arquivos organizados. Principalmente quando algum arquivo passa por várias mãos. Em um certo momento, meu coordenador comentou:

“Alguém organizado pode aprender o trabalho. Mas alguém que sabe o trabalho dificilmente aprende a ser organizado.”

Você, pessoa desorganizada, não tem jeito então?

Claro que tem. Mas precisa estar disposto a fazer essa mudança para sempre.

Pois bem, encarne a Mari Kondo e vamos com algumas dicas que aprendi depois de perder muito tempo organizando pastas.

Nomeie com versões e data.

Já nomeou um arquivo como “_final.psd” e, como a boa lei de Murph não nos falha, não foi a versão final e o arquivo virou “_final_final.psd”? Que tal “_final_agora-vai.psd”?

Minha dica é nomear sempre com a data da criação/modificação. E caso tenha mais de uma versão no mesmo dia, pense em separar os arquivos em uma pasta com a data e ali dentro, um arquivo com o nome da versão.

E lembre também de se acostumar com o padrão “ano-mês-dia”. Assim, quando visualizar na ordem alfabética, você vai saber qual foi o último projeto que editou, e quais foram os mais antigos que pode apagar caso precise.

Nomes auto-explicativos.

Não faça isso! Você deve saber o que tem na layer só de olhar.

Já conheci um programador que nomeava as classes de CSS com nomes de comida. Por exemplo, ao invés de “.button-signup”, ele deixava como “.hamburger”.

Parecia uma brincadeira descontraída e inofensiva, até chegar o momento que ele foi mandado embora e ninguém mais conseguia entender os códigos do dito cujo.

Resultado: Passamos mais de um mês fazendo uma limpa nos arquivos para renomear todos os .bacon, .bolo, .strogonoff por nomes que todos poderiam entender só de ler o nome da classe.

Assim como na programação, descrever um pouco o que vai encontrar no arquivo ou layer ajuda muito na hora de encontrar ele depois.

Não precisa ser aquela descrição gigante, mas talvez a mensagem principal, objetivo ou breve descrição do layout já é melhor que “arquivo1.psd” ou “shape copy”.

Faça uma hierarquia coerente.

A melhor coisa que você pode fazer antes de categorizar um arquivo, é se perguntar onde você iria procurá-lo mesmo se outra pessoa tivesse feito.

Categorias, por favor.

Por exemplo, se você tem um tomate e organiza sua geladeira nessas sessões:

Frutas | Legumes | Carnes | Queijos

Onde você colocaria o tomate?

Sim, tomate é uma fruta, e não um legume. Mas naquela hora corrida em que você está preparando a janta, procuraria o tomate na sessão de frutas ou de legumes?

Para os arquivos é a mesma coisa. As vezes o arquivo por natureza não se encaixa em alguma pasta, mas se o pensamento comum é deixar ele lá, tudo bem.

Não exagere.

Conheço gente que quando começa a organizar, ao invés de tornar mais fácil, transforma as pastas em monstros.

O segredo é a simplicidade.

Você criou uma pasta para algo muito específico e dentro dessa pasta tem uma única pasta com a data, onde tem um único arquivo? Não seria melhor deixar este arquivo solto na pasta principal então?

Lembre-se do propósito das pastas: Agrupar. Se não houver um grupo para juntar, então não precisa de uma pasta.

Torne a organização um hábito.

Organizar suas pastas depois de ter 1000 arquivos amontoados no desktop podem levar semanas. Por isso, a melhor solução é que isso seja feito desde a criação do arquivo.

É chato nomear cada arquivo/layer/pasta/vetor/imagem que você adiciona no seu projeto, mas leva 10 segundos no máximo e depois de um tempo, aquilo funciona totalmente no automático.

Acredite, você vai se agradecer depois.

--

--