Crítica | 500 Dias Com Ela erra no tratamento dos personagens

Comédia romântica com Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel mostra casal em sintonia diferente

Victor Malveira
Reviews on Time
2 min readMay 14, 2022

--

500 Dias Com Ela — Reviews on Time
Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel, em cena do filme 500 Dias Com Ela (Divulgação) Reviews on Time

Amor ou paixão não correspondido costumam dar boas histórias românticas. Sofrer por não ter a pessoa amada é tema recorrente desde o movimento do século XVIII conhecido por romantismo. Tal tema fazia parte dos poemas e prosas, e ambos o sofrimento era a regra.

Porém não é assim em 500 Dias Com Ela, comédia romântica sobre um cara que se apaixona por uma colega de trabalho, mas as coisas entre os dois não vão para frente.

Tom (Joseph Gordon-Levitt) trabalha em uma empresa de cartões de felicitações, local onde ele conhece Summer (Zooey Deschanel). Acompanhamos o relacionamento dos dois por 500 dias, o conto de fadas que Tom achava que vivia desmorona em uma dura realidade.

A comédia romântica não é tão romântica quanto aparentava. O casal Summer e Tom é insosso, assim como o ambiente construído para o desenvolvimento da trama. Uma empresa de cartões de felicitações é um pano de fundo que combina com a ligação do casal.

Summer é fria e um tanto distante, enquanto Tom é grudento e paranoico. Nós vemos os acontecimentos do ponto de vista de Tom, e Summer é alçada ao posto de vilã da história por não ficar com o protagonista no final do filme., porém ela não é vilã. Ela só não tem certeza do relacionamento com Tom.

As reações exageradas dele são engraçadas, mas também ajudam a colocar seu par romântico de forma negativa. Tom não é o mocinho, só um cara bem do chato que torna tudo mais dramático do que era preciso, isto é, o sofrimento por não ter Summer consigo.

Tal ponto é um problema quanto a mensagem que o filme passa, mas funciona na narrativa. É tão bobo o comportamento e situações em que Tom está inserido que essa mensagem fica subjetiva.

500 Dias Com Ela tem um problema quanto a construção do casal de protagonistas. É dado um peso errado as decisões de Summer em relação a Tom e somos induzidos a comprar a visão de Tom sobre ela. Mas o filme tem a capacidade de ganhar nossa simpatia por ele não ter grandes pretensões e entregar algo que nos envolve.

Nota: 4/5 (Muito Bom)

Direção: Marc Webb
Roteiro: Michael H. Weber e Scott Neustadter
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Chloë Grace Moretz, Matthew Gray Gubler, Minka Kelly

--

--

Victor Malveira
Reviews on Time

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.