Crítica | Scott Pilgrim Contra o Mundo adapta videogame para o cinema

Filme com Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead tem visual e estrutura de um jogo de videogame

Victor Malveira
Reviews on Time
2 min readAug 26, 2021

--

Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead, em cena do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (Divulgação)
Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead, em cena do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (Divulgação)

Adaptações de videogames para o cinema são difíceis e poucos filmes dão certo e fazem sucesso. No entanto, Scott Pilgrim Contra o Mundo foge dessas características e adapta muito bem elementos dos videogames para o cinema.

Michael Cera (Scott Pilgrim) é um cara de Toronto de 22 anos que está namorando Knives Chau (Ellen Wong), uma garota que ainda está no ensino médio. Ele já teve problemas com algumas ex-namoradas. Scott mora com seu amigo Wallace (Kieran Culkin) e tem uma banda que não faz sucesso.

Apesar do bom relacionamento, ele se apaixona por Ramona (Mary Elizabeth Winstead). A história se desenrola a partir desse ponto. Pilgrim precisa derrotar os sete ex namorados de Ramona para que ambos possam ficar juntos.

Mas não é só Ramona que tem problemas com seu passado amoroso. Scott também precisa lidar com sua vida amorosa passada e resolver sua situação com Envy Adams (Brie Larson), que o traiu e traiu a banda. Além dela, ele precisa consertar as coisas com sua colega de banda e com Knives Chau.

O grande ponto do filme, particularmente para mim, é a montagem dele, que o deixa engraçado e leve. Os cortes rápidos nas situações surpreendem quem assiste e deixa as partes cômicas.

A parte visual lembra um jogo em vários momentos, principalmente a jogos de luta, o que é meio óbvio se tratando da trama do filme. Outros elementos visuais como pontuações, poderes especiais, combos e vida extra ajudam na imersão que um jogo de video game carrega.

O filme é fiel a alguns pontos ao mesmo tempo que faz uma paródia de outros. A partir disso, Pilgrim tem que ir derrotando cada ex de Ramona até chegar ao chefão, no caso Gideon (Jason Schwartzman).

Os personagens também são outra grande característica que deixam a história divertida. Michael Cera, astro de Superbad, faz basicamente o mesmo papel de Superbad em Scott Pilgrim Contra o Mundo, pelo menos em essência. É a mesma semente de humor e de características do personagem, claro, com algumas diferenças.

Scott Pilgrim Contra o Mundo é um filme muito divertido e engraçado de assistir. Seus personagens são carismáticos ao seu modo; e o visual e a estrutura semelhantes a um jogo de videogame é bem produzido.

Avaliação: 5/5 (Excelente)

Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright, Michael Bacall e Bryan Lee O’ Brian
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Brie Larson, Kieran Culkin, Jason Schwartzman, Chris Evans

--

--

Victor Malveira
Reviews on Time

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.