O amor supera tudo

Vênus Rodrigues
OIMOI
Published in
3 min readMar 9, 2021

O que se faz quando descobre estar grávida? Você pula de alegria e agradece por estar gerando uma vida? Chora compulsivamente por não estar preparada para isso? Ou então fica paralisada, com a médica olhando para sua cara com indiferença?

Quando eu me imaginava grávida, mesmo que fosse algo que eu não queria, seria comigo adulta e casada. Não sozinha em um hospital decadente e com 17 anos.

As pessoas costumam dizer que o amor supera tudo. Não tem problema se as coisas ao seu redor estão desmoronando, se alguém te ama, você vai encontrar forças e passar por esse problema. É assim nos filmes e livros. Se o amor romântico não funcionar, pelo menos sobra seus pais. Mesmo putos com você e com as escolhas que você fez para sua vida, eles vão te acolher e tudo terminará bem.

Era nisso que eu acreditava. Obviamente, não foi exatamente o que aconteceu.

Meu amor romântico, pessoa que eu fazia planos lindos para o futuro, namorado, vulgo pai do meu filho, me deixou alegando ter muito para viver. Mas antes de sair correndo, disse que eu deveria me livrar “disso”.

Trinta minutos depois, sentada no banco de uma pracinha, que entendi o significado de “me livrar disso”. Vê, como o amor não supera tudo? Ele perde para o medo, e então o medo te mostra que ninguém é como você imagina.

No mesmo dia eu entendi que só tinha sobrado meus pais. Eles ficariam sim decepcionados com minhas escolhas de vida, mas entenderiam. O sonho da vida deles era ter um netinho. Eu só precisava encontrar uma forma de dizer.

Acontece, que eu não calculei um sentimento importante: a tristeza. Eu não estava feliz por estar grávida. Eu não estava feliz por ser deixada pela pessoa que eu amava e muito menos feliz por lidar com essa situação. Eu só tinha 17 anos.

A tristeza é algo que te consome por dentro rapidamente. Mas você não nota isso acontecendo até que quer acabar com sua vida. Ela se junta com outros sentimentos e vira uma bola de neve imensa, que sai destruindo tudo. Toda a coragem que você tinha juntado para pedir ajuda desaparece e sobra o vazio.

Então, é assim que você acaba desesperada e sozinha, em uma maca e, novamente, em um hospital decadente. É assim que você se livra disso.

“O amor é um sentimento puro. Amar alguém, ou algo, significa dar importância. Significa ter lembranças eternas de bons momentos guardadas com você.” Era o que dizia no diário de uma Catarina de 10 anos, que recentemente tinha beijado seu colega de classe e achava estar apaixonada.

Infelizmente, ela não tinha como saber naquela época que o amor iria matá-la. Até porque amar também dói, e por mais que te falem isso, você só acredita quando a dor chega para você.

--

--