5 motivos para conhecer Araxá, em Minas Gerais

Em março, de 24 a 27, a Alex Tour Viagens levará seus clientes para a Páscoa Iluminada em Araxá, Minas Gerais. Este é considerado o maior evento de Páscoa do Brasil e acontece na cidade de Araxá, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, Araxá é uma das mais belas instâncias hidrominerais do Brasil. É um convite ao lazer, cultura e gastronomia.

Para quem gosta de conhecer igrejas, a igreja matriz de São Domingos de Gusmão, uma das mais belas de Minas, é um deslumbramento de arte e tradição. Possui mais de mil metros quadrados de pinturas ao estilo neo gótico totalmente conservadas. Mas tem mais. Muito mais.

A seguir, veja uma lista com as principais atrações turísticas e motivos para conhecer Araxá:

1. Museu de Dona Beja

Uma das personagens mais famosas de Minas Gerais, Dona Beja, que na televisão foi vivida por Maitê Proença, tem um museu totalmente dedicado a ela. Nele, os visitantes podem conhecer um pouco da importância desta que foi a mais influente mulher do século XIX na região.

Além de vestimentas, utensílios pertencentes à Dona Beja e até documentos podem ser apreciados. O museu, que foi criado em 1965, também tem itens arqueológicos pertencentes à Tribo dos Arachás, além de itens sacros, religiosos. Conta com visita guiada. Vale muito a pena conhecer.

2. Fundação Cultural Calmon Barreto

Calmon Barreto é um dos grandes nomes das artes plásticas de Minas Gerais. Nascido em 1909, dedicou-se à pintura e à escultura e eternizou sua arte em milhares de gravuras e pinturas impressas nos periódicos publicados no Rio de Janeiro (livros, contos, crônicas etc.). Também executou um grande número de esculturas, medalhões e camafeus.

Obra de Calmon Barreto.

Além de preservar mais de 300 itens, sendo considerado o maior museu dedicado a um único artista, a Fundação Cultural Calmon Barreto é um órgão público que cuida da articulação, gestão e promoção conjunta e coordenada de iniciativas na área cultural. Tem como objetivo desenvolver a cultura na região com pleno exercício dos direitos e acesso às fontes da cultura nacional em Araxá.

3. Fábrica de sabonetes medicinais Nur Dona Beja

Araxá e conhecida pela sua estancia hidromineral do Barreiro, local famoso pelas minas de águas sulfurosas e radioativas para consumo e pelos banhos de lama. Tanto que a cidade é famosa por ser o local onde Dona Beja, segundo narrativas dos moradores da região, se banhava para hidratar a pele e mante-la, saudável e jovial.

A partir das nascentes de água sulfurosa e radioativas, são produzidos os famosos sabonetes de Lama Negra Sulfurosa, além dos sabonetes de sais minerais entre outros. A mais famosa das fábricas é a Nur Dona Beja.

4 — Lojinha de doces da Dona Joaninha

A doceira mais famosa de Araxá, Joana D’Arc Almeida, nasceu em Catalão (GO), em 1933, mas na década de 1950 migrou para a pequena cidade mineira. Viúva de Cyro Almeida, comerciante de Araxá dono da primeira loja a vender eletrodomésticos na cidade a Casa Rex, Dona Joaninha, começa em 1971 a fabricar doces em compotas.

A partir daí, a fama da doceira se espalha pela cidade e é levada para outros lugares do Brasil através dos turistas. Os doces de Dona Joaninha são sempre citados no Guia Quatro Rodas e em sites turísticos como o TripAdvisor.

Hoje, além dos doces em compotas, Dona Joaninha revende queijos, pimentas, biscoitos, cachaças e outros item ligados a cultura gastronômica mineira.

5 — O Grande Hotel Araxá

O Grande Hotel Araxá, um luxuoso resort com mais de 70 anos de história, que foi inaugurado por Getúlio Vargas e ainda hoje é um dos maiores atrativos turísticos do Triângulo Mineiro.

Com estilo arquitetônico encontrado em antigas construções da América espanhola, em países como Venezuela e Colômbia, o Grande Hotel Araxá parece cenário de filmes épicos. Internamente, segue um estilo neo-clássico (colunas, capitéis e arcos). As paredes revestidas de barro avermelhado imprimem um ar simples sofisticado. Os jardins imponentes foram projetados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx.

O complexo das termas do Grande Hotel oferece diversos banhos alternativos, massagens e tratamentos estéticos que oferecem uma experiência única para seus hóspedes.

Para saber mais, clique aqui.


Viaje para Araxá com a Alex Tour Viagens

De 24 a 27 de março, emocione-se com o maior espetáculo temático de Páscoa do Brasil. Saiba mais: Páscoa Iluminada no Grande Hotel Araxá.