Para fechar 2023

GRUPO COMCULT UFMG
Bem-Te-Vi
Published in
2 min readDec 31, 2023

Oi gente,

Por aqui, nada de ensaio. Apenas uma mensagem para fechar 2023 e um break para recuperar o fôlego para o ano novo.

Sem dúvida, 2023 foi um ano bastante produtivo, de muito trabalho e que nos rendeu experiências e aprendizados valiosos.

Abrimos o ano com a segunda fase do projeto Selo América Latina de exportação da ficção televisiva que agregou a equipe de investigadores da Argentina e, assim, nos possibilitou cobrir os principais mercados latino-americanos de consumo de televisão. No horizonte de pesquisas passamos a tratar mais detidamente da análise narratalógica das obras, da análise de questões da produção e a lidar com as preocupações iniciais com o roteiro.

Fechamos o primeiro semestre com nossas atividades na Colômbia. Uma aventura acadêmica que durou 15 dias na qual pudemos ensinar, aprender, compartilhar e viver aquele país fantástico. O colóquio do projeto Selo América Latina ampliou o conhecimento do trabalho das equipes por meio de um panorama da produção realizada em cada país, que tem as plataformas de streaming como primeira janela de exibição. As duas oficinas realizadas, uma de formatos e produtos de não-ficção e a outra de escrita de roteiros de ficção para plataformas de streaming, perfizeram um total de 60 horas num ambiente de intensa escrita colaborativa e criativa com bíblias de séries e produtos inovadores como resultados finais, apresentados para Nicole Lafaurie — Creative executive de Netflix para América Latina.

No segundo semestre estudamos muito sobre gênero e emoções para seguir captando e compreendendo as mudanças encontradas nas séries que investem em novos gêneros e no hibridismo de convenções já consolidadas.

Encerramos o ano com boas perspectivas para 2024, o que renova nosso ânimo para seguir trabalhando em condições nem sempre ideais e propícias, seja em termos de recursos financeiros, de um ambiente laboral equilibrado ou de carga de trabalho adequada à capacidade dos pesquisadores.

Por tudo isso, nos alegra muito o êxito na chamada de apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação e com ele poder propiciar à recém doutora Mariana Almeida a realização de um ano de estágio pós-doutoral na Colômbia, junto aos parceiros da equipe local do Projeto Selo América Latina, fortalecendo os elos, impulsionando e consolidando o trabalho coletivo.

Além deste projeto de internacionalização, a aprovação da proposta no âmbito do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil também foi um feito importante porque significa a colaboração do jovem doutor Marcos Meigre, pesquisador qualificado e comprometido com o trabalho realizado pelo COMCULT.

É com essa equipe reforçada, comprometida e dedicada que esperamos seguir nosso trabalho no Grupo em 2024, ampliar nossos horizontes e fazer o que a gente gosta e faz com alegria e entusiasmo: estudar a televisão do Brasil e da América Latina.

Até lá!

Equipe COMCULT

--

--

GRUPO COMCULT UFMG
Bem-Te-Vi

Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. grupocomcultufmg@gmail.com