Crônica | Qual a pauta do dia?

Beatriz Heleodoro
Revista Brado
Published in
2 min readOct 10, 2021
Arte: Beatriz Heleodoro

É quarta-feira (29), penúltimo dia de setembro. Já nem faz tanto tempo e um outro mês está começando. Não sei se agradeço pelo 5º dia útil estar se aproximando ou se me entristeço pela fatura de outubro já estar quase cheia. No trabalho, a última coisa que faço é publicar um texto e esperar ele ser atualizada por outra, mais recente. Não me leve a mal, ele até tem seus 15 minutos de cliques e compartilhamentos, mas a relevância é um critério de noticiabilidade que perde força a cada vez que aperto F5. Logo, ele vai descendo pela página até sumir. E assim vai mais um dia.

Já é quinta. O cursor pisca na tela do computador e o word só registra as palavras “título” e “linha fina”: não sei o que escrever! Quando eu vi eram 9h, agora já são quase 12h e nada ainda. Meu trabalho é entregar, no final do expediente, uma crônica sobre a pauta do dia. Mas quem foi que disse que para ser jornalista tinha que saber dominar as palavras todo santo dia? Pode ser síndrome de impostora ou cansaço por causa da semana, mas às vezes é mais difícil encontrar o valor-notícia. Enquanto o ponteiro não marca o horário de almoço, melhor procurar na internet quais palavras já foram ditas hoje.

Empresário é repreendido em CPI por dizer frases homofóbicas; O Brasil não alcança meta da cobertura vacinal de hepatite B entre crianças e adolescentes desde 2015; Número de brasileiros empregados aumenta, mas salários estão mais baixos; Barco afunda no litoral do ES e pescador está desaparecido; Setembro é o mês com menor número de mortes por Covid-19 em 2021; Pelé recebe alta do hospital; Palácio Bernardinho Monteiro vai ser restaurado.

É, acho que já sei o que escrever. Isso tudo junto e mais um pouco, ou talvez nada disso. Tem tanta coisa importante para falar. Tem tanta coisa importante para ser dita. Começo rabiscando o início, já pensei no final, vou enchendo o meio. O “sinônimos.com” fica aberto na página ao lado. Acho que temos! Pronto. Só jogar e publicar! Mais 15 minutos de curtidas e compartilhamentos. Lá se foi mais um dia, mal posso esperar pra saber qual vai ser a pauta de amanhã.

Gostou deste texto? Deixe seus aplausos (eles vão de 1 a 50) e compartilhe.

Siga a Brado nas redes sociais: Instagram; Facebook; Twitter; e LinkedIn.

--

--