Qual o seu impacto no meio ambiente?

Diariamente causamos danos ao meio ambiente sem ao menos perceber o quão deletérias nossas ações diárias podem se tornar

Graziela Bezerra
Revista Brado
2 min readNov 4, 2021

--

Foto: Yogendra Singh/Pixabay

Sabemos que ações humanas causam impactos ao meio ambiente que podem ser irreversíveis. No Brasil, segundo o Artº 1 da resolução do Conama nº 1 de 23 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I — a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II — as atividades sociais e econômicas; III — a biota; IV — as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V — a qualidade dos recursos ambientais”.

Conforme as cidades vão se desenvolvendo e se tornando grandes centros, a produção e acumulo de resíduos aumentam continuamente, seja por meio do processo produtivo ou por resíduos domiciliares. Apesar de estarmos sempre associando o surgimento de contaminantes e resíduos despejados no meio ambiente às grandes indústrias, nós como indivíduos de uma sociedade também somos responsáveis pela degradação.

O Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2020 aponta que “entre 2010 e 2019, a geração de RSU no Brasil registrou considerável incremento, passando de 67 milhões para 79 milhões de tonelada por ano. Por sua vez, a geração per capita aumentou de 348 kg/ ano1 para 379 kg/ano”. A geração de resíduos é apenas uma de varias atitudes diárias que realizamos que causam impactos negativos ao meio ambiente.

Podemos contribuir de forma positiva buscando reduzir o consumo de energia elétrica e de produtos não recicláveis, por exemplo, além de realizar reciclagem de alguns produtos em nossa própria residência. Pegar carona com amigos para reduzir a circulação de veículos e a consequente emissão de gases que causam o efeito estufa e realizar o descarte adequado dos resíduos a fim de evitar a destinação incorreta que causa a poluição e contaminação dos ambientes também são atitudes simples que podem contribuir positivamente.

Gostou deste texto? Deixe seus aplausos (eles vão de 1 a 50) e compartilhe.

Siga a Brado nas redes sociais: Instagram; Facebook; Twitter; e LinkedIn.

--

--

Graziela Bezerra
Revista Brado

Bacharel em Ciências Econômicas, Mestranda em Desenvolvimento Econômico e Colunista na Revista Brado.