Ler por erudição ou compreensão?

Movimento Brasiliterário
Revista Brasiliterário
3 min readMar 4, 2017

Você lê para compreender ou lê para adquirir informações?

Após ler o livro A arte de Ler do filósofo Mortimer J. Adler, passei a ver a leitura de uma maneira bem diferente.

Este artigo é um relato, portanto, caso queira saber se tal obra é interessante, segundo minha opinião, leia até o final. :)

O livro aborda dois tipos de leitura: a por erudição e a por compreensão. A leitura por erudição é a mais utilizada dentre as pessoas e isso só acontece, pois muitas acreditam que devem ler para acumular informações.

Para Mortimer, ler apenas por erudição é desperdiçar a real essência de uma leitura, pois, por exemplo, quando alguém lê um livro sem voltar em todos os momentos que teve dúvida, o livro não chega completo a mente, desta forma, o máximo obtido pela pessoa é um acumulo de informações desconexas.

São poucos os que vão para um novo estágio de leitura, segundo o autor, é o estágio da compreensão. Em muitos momentos do livro, ele enaltece que a leitura não deve ser feita na correria, ou seja, ninguém que queira ler deve achar que fará isso logo, para acabar logo. Pelo contrário! A leitura é um exercício complexo que nossa mente realiza. Claro que haverá momentos que não entenderemos algo, mas o mais importante não é buscar adquirir informações e, sim, compreender o livro por inteiro, não importando quantos parágrafos tenha de voltar para entender.

A leitura por erudição não é um jeito errado de ler, a final, não existe um jeito certo, mas há maneiras corretas de ler textos específico, por isso, não há como alguém ler uma obra romântica da mesma maneira que leria um ensaio filosófico.

Mortimer ainda fala que a leitura deve ser prazerosa mas, não fácil. As pessoas devem ir atrás de assuntos desafiadores e intrigante, pois é assim que podemos crescer em nossas vidas.

Quando nos colocamos a frente de conhecimentos, com garra e determinação, que parecem ser difíceis, devemos buscar a compreensão e não a erudição, pois é melhor entender do que apenas adquirir fragmentos de informações, desta forma, caso queira ultrapassar seu nível atual de leitura, que tal ler para entender cada pedacinho? Além de tornar-se um exímio leitor, também verá o mundo e sua vida de uma maneira bem diferente.

Esta obra abriu minha mente quanto a leitura. Hoje sei que se eu for ler, eu devo parar tudo que estou fazendo, dedicar um tempo para isso e procurar entender tudo, parágrafo por parágrafo, linha por linha, daquilo que me dispus a aprender.

Inclusive, após a leitura do livro, passei a notar que ler é uma grandiosíssima fonte de aprendizado, portanto, para escrever bem, ou ler qualquer coisa, busque um livro que te interesse e, sem correr, leia-o, a fim de entendê-lo por inteiro, pois é mais importante entender, do que adquirir apenas algumas informações.

Se gostou deste artigo da Revista Brasiliterário, não deixe de compartilhar com seus amigos que amam ler, isso nos ajudará bastante. O que acha de receber todas as atualizações de nossa revista em seu e-mail? Abaixo há um link para inscrição, nele verá todas as informações necessárias para inscrever-se e passar a receber todas as novidades.

Muito obrigado por ter lido até aqui, vejo você na próxima! :)

--

--

Movimento Brasiliterário
Revista Brasiliterário

Movimento Cultural com a missão de tornar o Brasil mais literário!