A fala segundo Tom Wolfe

Em novo ensaio, que propõe rever tudo o que se sabe sobre linguística, jornalista faz chacota de Noam Chomsky

Igor Zahir
Aug 28, 2017 · 3 min read
Foto: Gasper Tringale/Vanity Fair

Quem teve a oportunidade de ler grandes obras de Tom Wolfe, como A Fogueira das Vaidades e O Teste do Ácido do Refresco Elétrico, não duvida que ele seja um escritor brilhante. Quem conhece seu lado jornalista sabe o quanto ele pode ser prolixo, e que o seu processo de pesquisa é demasiadamente longo, por vezes fatigante. O problema é que, ao juntar essas e outras características, corre-se um grave risco: ou seus livros são amados, ou odiados na mesma proporção. Foi dessa forma com boa parte dos títulos que ele lançou nas últimas três décadas, ao ponto de os críticos afirmarem o quão decadente tornou-se a carreira daquele que é um dos fundadores do new journalism. E tem sido assim com seu novo livro, O Reino da Fala, recém-lançado no Brasil.

Colecionador de polêmicas, Wolfe sempre se manteve em uma turbulenta relação com a crítica especializada dos mais respeitados jornais do mundo. Mas continua sem se intimidar: no ensaio atual, ele propõe repensar tudo o que se sabe sobre a linguagem e afirma que ela é a verdadeira responsável pelas conquistas (e derrotas) que a humanidade teve ao longo dos séculos.

O escritor questiona a Teoria da Evolução proposta por Charles Darwin e Alfred Wallace, envereda pelo trabalho do linguista Daniel Everett e faz críticas ferrenhas a Noam Chomsky. Para este último, aliás, Wolfe parece ter dedicado boa parte do trabalho e deboche vistos no livro: apresenta argumentos contra as aclamadas teorias linguísticas do estudioso, e afirma que ele é um fracassado em todos os aspectos de sua carreira — vale salientar, uma carreira de sete décadas estudando o assunto.

Não é de se espantar o quanto alguns argumentos de pesquisa de Wolfe parecem equivocados — maior queixa dos críticos quanto ao novo livro. O leitor de O Reino da Fala há de convir que o autor não é um linguista, e sim um jornalista cujas teorias quase nunca são levadas a sério. Nem poderiam, visto que seu embasamento muitas vezes se perde no didatismo e se torna improcedente. Mas, afinal, o que esperar de Tom Wolfe?

Ele parece mais superficial do que era há 40 anos? Sim, mas não é nada que já não tenha sido perceptível nos seus últimos trabalhos. Ele fala demais, o que torna o livro cansativo em algumas partes? Sim, todos sabem o quanto Wolfe é verborrágico e não faz a menor questão de disfarçar isso. Por outro lado, é inegável seu talento para misturar o trabalho de pesquisa com seu humor ácido e inteligente. Como é do seu feitio, em O Reino da Fala há diversas tiradas engraçadas a respeito da classe social daqueles que critica. É impossível não dar risadas com os detalhes irônicos que ele usa para descrever Darwin, Wallace e os outros.

Sendo assim, não é um ensaio para ser encarado do ponto de vista teórico, mas faz-se recomendável para os entusiastas de linguística enxergarem seus estudos por um viés bem humorado. Em 1998, quando seu livro Emboscada No Forte Bragg foi massacrado pela mídia norte-americana, Wolfe respondeu: “Eles não entenderam que se tratava de um livro de ficção, não de jornalismo”. Se O Reino da Fala for lido por essa premissa, as críticas serão mais maleáveis e as risadas, garantidas.

______

O Reino da Fala, de Tom Wolfe. Tradução de Paulo Reis. Editora Rocco, 192 págs. R$ 29,90.

Revista Bravo!

A Bravo! olha para as fronteiras do fazer artístico, dá acesso à nova arte, dialoga com os artistas e com o público que consome arte, debate tendências e sonha curadorias.

)

Igor Zahir

Written by

Art advisor. Comentarista da rádio CBN. Crítico cultural. Colunista da Bravo!.

Revista Bravo!

A Bravo! olha para as fronteiras do fazer artístico, dá acesso à nova arte, dialoga com os artistas e com o público que consome arte, debate tendências e sonha curadorias.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade