Cadê Sebastião Nunes?

E ainda: pernambucana na Primavera Brasileira em Portugal; um chá filosófico de Clarice à psicanálise; lançamentos em Salvador e Recife; e os suspenses criminais

Igor Zahir
Revista Bravo!
3 min readMay 23, 2019

--

Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press

Com Diana Bezerra*

Vivendo em Portugal desde março, Sebastião Nunes ganha uma série de eventos e homenagens entre 24 de maio e 22 de junho. Dois livros, ambos editados pela Lote 42, serão lançados: Um Caso Liquidado: Memórias e Desvarios de um Poeta Inacabado, com textos inéditos do homenageado, e Sebastião Nunes: Delirante Lucidez, de Gustavo Piqueira, com uma análise sobre a obra do artista e que inspira uma exposição homônima no Centro Cultural da Escola de Design da UEMG.

A não-presença do escritor na programação será explorada por meio de atividades, como na abertura da mostra, onde manifestos inéditos serão distribuídos. A série de eventos Onde está Sebastião Nunes? tem como objetivo propagar as diversas nuances da atuação artística de Tião: o poeta, editor, artista gráfico e laureado com o Prêmio Governo de Minas Gerais pelo conjunto da obra.

Lendas urbanas

O folclore pernambucano, assim como o misticismo religioso e um caso científico de fusão nuclear, guiam o novo livro da procuradora e escritora Andrea Nunes. Editado pela Cepe, Jogo de Cena será lançado durante a 6ª edição da Primavera Brasileira, em Portugal, de 27 a 30 de maio. Já em Recife, o lançamento será dia 6 de junho, às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco.

Girl Power

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as acadêmicas Íris Marcolino e Janaína Bomfim promovem mais um Chá Filosófico: Dialogando com a Psicanálise. No próximo sábado (25), o encontro vai debater da escrita de Clarice Lispector à participação das mulheres na música. As convidadas especiais serão a cantora Riá Oliveira e a Mestra em Psicologia Clínica Ayanne Sobral.

Bahia 1

Conhecida pela literatura bem-humorada, a poeta Dilu Machado lança Sob o Sol de Salvador, com crônicas engraçadas a partir da diversidade cultural dos estrangeiros que visitam a terra de Jorge Amado. A autora recebe o público nesta quinta-feira (23), às 18h30, no Restaurante Na Praça, no piso superior do Cine Glauber Rocha.

Bahia 2

Uma das filhas ilustres da saudosa Dona Canô, Mabel Veloso (irmã de Maria Bethânia e Caetano) presta homenagem aos educadores no livro Farol. Voltada para o público infantil, a obra conta a história poética de um pai que pergunta aos filhos “o que você vai ser quando crescer?”, e acaba se surpreendendo com as respostas.

Suspense criminal

Premiada ficção sueca que inspirou série da Netflix, Areia Movediça, de Malin Persson Giolito, sai agora em português pela Intrínseca. O livro, que fala sobre amor, culpa e justiça, foi consagrado pela crítica internacional, como o The Washington Post, que afirmou: “Vai sugar, engolir e devorar os desavisados.”

Carceragem

Para os fãs de enredos por trás das grades, Mars Club (Todavia), de Rachel Kushner, mostra a rotina de uma prisão para mulheres na Califórnia, pela visão de Romy Hall, que luta para sobreviver lá dentro, enquanto pensa no filho Jackson.

__________

*Toda semana, a coluna de Igor Zahir e Diana Bezerra traz bastidores do mercado editorial e novidades sobre livros de todo o Brasil. Mande sugestões para: contato@igorzahir.com

--

--

Igor Zahir
Revista Bravo!

Art advisor. Comentarista da rádio CBN. Crítico cultural. Colunista da Bravo!.