Cadernos de leituras
A diferença desta lista de melhores livros para as escolhas do prêmio Jabuti é que só há um jurado e suas idiossincrasias são bem mais desconcertantes
Por Carlos Castelo
Essa época do ano tem dois momentos inevitáveis: as listas dos melhores e Papai Noel. O caso das listas é da mesma família dos prêmios literários, são criadas para movimentar o mercado e estimular as vendas. Papai Noel idem, mas não abordaremos seres míticos criados pela Coca Cola na edição de hoje.
Talvez seja estranho uma coluna como Cadernos de Leituras, tão fora do mainstream, montar o seu rol — mas podemos explicar. Nosso booklist não foi feito para seduzir indivíduos, levando-os cegamente às prateleiras das livrarias. Inclusive porque boa parte das obras elencadas não são sequer lançamentos. Como sabem, o conceito desta página sempre foi “livros que li, estou lendo ou lerei”. Logo, nossa lista não contempla novidades, mas preciosidades. Nela mencionamos romances, contos, livros infanto-juvenis, ensaios, manuais, revistas especializadas, obras de cunho religioso e até dicionários. A diferença para as escolhas do prêmio Jabuti é que só há um jurado e suas idiossincrasias são bem mais desconcertantes que as do conselho de sábios de qualquer outra premiação.
Ficam aqui, portanto, algumas lembranças do que nossas retinas percorreram em 2019. E obviamente a esperança de que em anos vindouros o apreço pela leitura seja bem mais amplo que o atual. No popular: que não tenhamos mais terraplanistas dirigindo bibliotecas nacionais, nem caçadores de satanistas presidindo fundações de artes.
1. Estás Livre no Sábado? António Ladeira, (Realejo)
2. Os Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, Jacob & Wilhelm. Editora 34.
3. Os Livros Proféticos — Bíblia (Companhia das Letras)
4. Elogiemos os Homens Ilustres, James Agee e Walker Evans, Companhia das Letras
5. O Espectador Condenado à Morte, Matéi Visniec, (É Realizações Editora)
6. A Última Cabra, Lucas Verzola, Reformatório.
7. Doze Ensaios sobre o Ensaio — Vários autores — revista Serrote
8. Novo PIP — Dicionário de Provérbios, Idiomatismos e Palavrões em Uso, Claudia Xatara e Wanda Leonardo de Oliveira (Editora de Cultura)
9. Sim, Eu Digo Sim — Uma Visita Guiada ao Ulysses de James Joyce, Caetano W. Galindo. Companhia das Letras
10. Ribamar, José Castello, (Bertrand Brasil)
Em tempo: amanhã estarei lançando dois livros ao mesmo tempo. São eles “Frases Desfeitas” e “Crônica por quilo”. O primeiro contém mais de 1000 aforismos, frases e pensamentos humorísticos de minha lavra. O segundo é uma seleta de 88 crônicas da coluna de mesmo nome que escrevo semanalmente no Estadão. Estão todos invitados a comparecer na Livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509), das 19 às 21h30.