Maria Beraldo apresenta "TENSO"

Clipe do segundo single de "CAVALA" é dirigido por Laura Diaz

Renato Gonçalves
Revista Bravo!
2 min readMay 23, 2018

--

Foto: Franco Amendola

Uma vênus de gesso, a imagem refletida no espelho, um corpo nu imerso em uma banheira de algodão doce. A Bravo! lança com exclusividade o clipe de TENSO, segundo single do disco CAVALA, de Maria Beraldo, dirigido por Laura Diaz.

Apresentando o autobiográfico disco CAVALA, que será lançado em junho, TENSO é uma canção de afirmação lésbica que atualiza o repertório LGBTQI+ brasileiro. Das clássicas representações metafóricas do interditado desejo homossexual entre duas mulheres, como em Bárbara (Chico Buarque/Ruy Guerra), de Chico Buarque, às canções afirmativas de Marina Lima, como Difícil (Marina Lima/Antonio Cicero), Maria Beraldo expõe a sua vivência lésbica dentro do novo contexto de visibilidade midiática LGBTQI+ que acompanhamos nos últimos três anos. “Compus em um momento de encontro com a paz de ser uma mulher lésbica. Isso me custou muitos anos”, afirma Maria Beraldo, que, além de ser cantora e compositora, tem trabalhado com Arrigo Barnabé e o grupo Quartabê como clarinetista e claronista.

Como no trabalho anterior da diretora Laura Diaz — Gasolina, com a Teto Preto, banda em que é vocalista, além de ser uma das criadoras do coletivo Mamba Negra — , o corpo e sua representação são encarados como espaços políticos. A nudez de Maria Beraldo e o close nos pelos na perna da artista são caminhos de uma cartografia de auto-descoberta, afirmação e resistência. “Ela [Laura Diaz] quis me retratar como eu sou. A representatividade tem seu fundamento no óbvio ululante da ocupação do espaço por aquelas(es) que existem", explica. O processo é libertário e leva a prazeres dignos de um parque de diversão, onde é finalizado o clipe.

Assista também ao vídeo-clipe de CAVALA, lançado em 2017.

--

--

Renato Gonçalves
Revista Bravo!

Pós-doutorando no IEB-USP. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP), mestre em Filosofia (IEB-USP) e pesquisador multidisciplinar. Docente ESPM-SP.