O Prêmio Bravo! está de volta!

Nesta edição, que selecionou os trabalhos de janeiro a dezembro de 2016, serão premiadas treze categorias. O júri, convidado pela Bravo!, foi composto por três especialistas de cada área: jornalistas, acadêmicos, pesquisadores e artistas. Junto com a redação da revista, eles definiram os três finalistas por segmento( que serão divulgados em breve) e o vencedor, que só será conhecido numa grande festa de premiação.

Uma das mais abrangentes premiações de arte e cultura do Brasil, que existiu entre 2005 e 2012, o Prêmio Bravo! se tornou referência no meio artístico do país por ser o único do gênero a reconhecer em todo o território nacional, o talento em todas as áreas: dança, teatro, cinema, música popular e erudita, show, literatura e artes plásticas. Conheça os indicados.

A nova edição volta praticamente nos mesmos moldes, com algumas novidades. O período de seleção foi de janeiro a dezembro de 2016. São nove categorias básicas:

Melhor Show

Melhor Espetáculo de dança

Melhor Espetáculo de teatro

Melhor Livro (ficção e poesia)

Melhor CD de música popular

Melhor CD de música erudita

Melhor Longa-metragem

Melhor Curta-metragem

Melhor Exposição Individual

Nesse retorno, dividimos o prêmio de cinema em curta e longa-metragem. Para esta e todas as outras categorias, o sistema de julgamento das obras permanece o mesmo: cada uma das nove conta com um júri de três pessoas convidadas pela Bravo!, formado por jornalistas especializados, acadêmicos e artistas de cada área. Junto com a redação da revista, eles definem os três finalistas de cada área (que serão anunciados em breve) e o vencedor, que só será conhecido numa grande festa de premiação.

Todos os jurados votam também em três categorias especiais:

Personalidade Cultural do Ano

Melhor Programação Cultural

Evento Cultural do Ano

Esta última, destinada a reconhecer o trabalho de quem promove um grande evento da agenda cultural, é também uma novidade em relação às oito edições anteriores.

Por fim, há a categoria Artista do Ano, que terá cinco candidatos definidos previamente pela redação da Bravo!, e um deles será escolhido em votação online pelo público. Também nos próximos dias abriremos a votação, contando com seu voto para nos ajudar a, novamente, reconhecer o melhor da arte e cultura brasileira.