Os Jardins silenciosos da ilha de Cuba

Com série de retratos que vão de 2014 a 2019, Rodrigo Sombra coloca-se um pouco além ou talvez à margem da fotografia moderna do século XX

Bravo!
Revista Bravo!
1 min readMay 15, 2019

--

Fotos de Rodrigo Sombra, da série Noite Insular: jardins invisíveis

Por Mauricio Lissovsky*

Ao visitar Noite Insular: jardins invisíveis de Rodrigo Sombra, exposição com as fotografias que realizou em Cuba entre 2014 e 2019, lembrei-me de algo que Roland Barthes disse em um programa radiofônico de 1975. O crítico francês desconfiava do Cinema diante da Fotografia, assim como da Fala diante da Escritura: “A Fala me incomoda porque tenho receio de teatralizar quando falo, tenho receio do teatro, receio do que se chama histeria, receio de que me flagre em olhadelas cúmplices, em piscadelas (…), seduções mais ou menos complacentes.”

“Este conteúdo não acabou! Para continuar a leitura, confira a matéria completa no novo site da Bravo!”

https://bravo.abril.com.br/memoria-bravo/os-jardins-silenciosos-da-ilha-de-cuba/

--

--