Sagração do cinquentenário

Balé da Cidade de São Paulo encerra comemorações de 50 anos com lançamento de livro e documentário

Rafael Ventuna
Revista Bravo!
3 min readOct 9, 2019

--

A bailarina Fernanda Bueno em A Sagração da Primavera © Fabiana Stig

Gritamos quando nascemos. O grito é nossa primeira maneira de expressar ao mundo o que sentimos. E seguimos a gritar ao longo da vida para aliviar nossas dores e para que nossas reivindicações sejam ouvidas. Com gritos, libertamos nossos monstros interiores e demonstramos nossa euforia. Por fim, a morte é nosso mais silencioso, potente e derradeiro grito ecoante.

Em sua existência e resistência, o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) emitiu e ecoou muitos gritos, como o da imagem da capa do livro Balé da Cidade de São Paulo: 50 Anos, organizado pela pesquisadora de dança Cássia Navas e lançado no dia 2 de outubro.

Com 208 páginas editadas pelo Instituto Odeon — instituição gestora do Theatro Municipal de São Paulo, a publicação buscou sintetizar e destacar momentos marcantes para o BCSP em um díptico. De um lado, uma encadernação com textos historiografa as atuações dos diretores, desde Johnny Franklin em 1968 a Ismael Ivo em 2018.

Na outra metade, um álbum de fotos convida o leitor a transitar pelo repertório de obras.

A pesquisadora Cássia Navas é a organizadora do livro © Bruno M. Viana

O evento na Praça das Artes — que encerra as comemorações dos 50 anos iniciadas em 2018 — reuniu bailarinos da primeira geração ao elenco atual, funcionários e ex-funcionários, colaboradores, alunos da Escola de Dança de São Paulo e imprensa. Hugo Possolo, diretor artístico do TMSP, foi o anfitrião. Ismael Ivo, diretor artístico do BCSP, não pôde comparecer devido a um compromisso profissional inadiável no exterior, segundo a assessoria.

A noite também reservou espaço para a pré-estreia do documentário
50 Anos do Balé da Cidade de São Paulo. A Sala do Conservatório ficou lotada para ver a sequência de depoimentos de pessoas que contribuíram para a permanência do BCSP nos diferentes momentos políticos, dos mais aos menos tumultuados.

Produzido pela Prodigo Films, a direção é de Diego de Godoy, com os produtores Francesco Civita e Beto Gauss, que também assina a produção executiva juntamente com Renata Grynszpan e Juliana Farias. O documentário, que será exibido pelo canal Arte 1, remonta a parceria entre Prodigo, Arte 1 e BCSP, que em 2016 produziram a série Work in Progress: Por dentro do Balé da Cidade de São Paulo.

Documentário reata parceria entre BCSP, Prodigo Films e Arte 1

Além de compartilharem semelhança nos títulos, livro e documentário têm outro ponto em comum. Eles se organizam por uma linha do tempo. No impresso, é mais sequencial. No vídeo, é mais dançante.

Em ambos se pode ouvir o uníssono de diferentes gerações que gritaram, gritam e gritarão, com a voz e com o corpo, pela continuidade deste coletivo dançante que espelha a complexidade e carrega o nome da cidade de São Paulo.

Balé da Cidade de São Paulo: 50 Anos, org. Cássia Navas. Instituto Odeon. 208 p., R$ 150. À venda no Theatro Municipal de São Paulo.

50 Anos do Balé da Cidade de São Paulo, direção de Diego de Godoy. 50 min.
Estreia 9 de outubro, às 22h30, no canal Arte 1.

--

--