Uma odisseia no palco

Andrei Reina
Revista Bravo!
Published in
2 min readJan 6, 2017
Foto: Leekyung Kim

Volta em cartaz no dia 7 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a peça OVONO, da Kompanhia do Centro da Terra. Escrito e dirigido pelo artista multimídia Ricardo Karman, o espetáculo aborda questões relativas ao progresso humano com elementos de ficção científica e recursos eletrônicos.

No enredo, um osso vindo do espaço ameaça destruir o planeta. A esperança de salvação se concentra em um cérebro artificial chamado Ovono (grafia reversa de “o novo”), que remete ao personagem Hal 9000 do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968. O filme de Stanley Kubrick, bem como o livro de Gênesis da Bíblia, retomados em chave irônica, foram as inspirações de Karman.

Foto: Leekyung Kim

A companhia se vale de recursos tecnológicos e linguagens diversas, como, por exemplo, o video mapping, através do qual são feitas projeções em suportes infláveis. O resultado é um espetáculo multimídia, em que se combina teatro, mímica, vídeo e animação computadorizada.

Apesar do aparato hi-tech, o objetivo, de acordo com o grupo, é realizar de maneira simples e bem-humorada a peça. Segundo Ricardo Karman, “o desafio em OVONO é manter a ‘simplicidade’ teatral sem deixar transparecer o inerente rigor técnico e a sofisticação eletrônica para que a história tenha um curso natural e envolvente, diante de uma dramaturgia que assume meios digitais de comunicação como ponte para a estética contemporânea”.

OVONO

De 7/01 a 30/01. Segundas e sábados (às 20h) e domingos (às 19h). Ingressos: de R$ 10 a R$ 20. Classificação: 16 anos. Duração: 90 min.

CCBB: Rua Álvares Penteado, 112 — Centro — São Paulo.

--

--