editorial

Capitu — agosto-outubro/2017 [final]

Última edição da revista feita especialmente para o Medium

Duanne Ribeiro
revista Capitu
Published in
3 min readOct 20, 2017

--

Foto das ruas de Paraty, no Rio de Janeiro, em 2008 | imagem: Duanne Ribeiro

Capitu chega ao fim de um percurso. A partir do dia 1º de novembro, ela será integrada à novíssima revista Úrsula, que vai prosseguir e expandir o trabalho realizado desde outro 1º de novembro nove anos atrás, quando lançamos o primeiro site desta publicação, quando Capitu era um trabalho de conclusão de curso. Em Úrsula, o jornalismo cultural pelo qual nos esforçamos estará incluído em um espaço de debate e reportagem de maior escopo.

Continuaremos com este posto avançado no Medium, porém, respeitando os leitores que nos seguem por aqui e mantendo um outro meio de comunicação. A relação de republicação entre os dois sites ainda está sendo decidida.

Estivemos de 2008 a 2014 com um site em servidor próprio, nos mudamos em novembro (!) de 2014 para o Medium e ficamos aqui até agora. O material do primeiro período esteve fora de acesso durante esse tempo — em Úrsula, ele será colocado novamente ao alcance do público. O conteúdo da segunda fase será migrado também. Além disso, até o fim de 2018, pretendemos produzir uma edição impressa com o melhor de Capitu ao longo da sua história.

Espero que vocês tenham gostado do passeio até aqui e que nos acompanhem adiante. E vamos aos textos que fecham nosso caminho capitulino.

Três textos dessa edição abordam devires minoritários, para usar o termo do filósofo francês Gilles Deleuze. O historiador Icaro Santos Mello entrevista o professor Renato Noguera sobre filosofia africana, desde a sua invisibilização, causada pelo racismo, até a situação atual dos estudos da área, trazendo uma lista de referências para quem queira se aprofundar nessa seara. Em paralelo à matéria do Ícaro pode ser lida a entrevista de Maria Mazzarello Rodrigues, diretora da Mazza Edições, editora dedicada às questões étnico-raciais.

Monica Marques resenha Antologia Trans, livro que reúne a produção de 30 poetas trans, travestis e não-binários. A obra esgotou após o lançamento, mas deve ganhar uma nova tiragem até o fim deste ano.

Duanne Ribeiro é editor da Capitu. Jornalista formado pela Universidade Santa Cecília, mestre em ciência da informação, pós-graduado em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) e graduado em filosofia, todos pela USP. É analista de comunicação para o Itaú Cultural, membro do conselho editorial da revista de política e ideias Maquiavel e colunista do Digestivo Cultural.

--

--

Duanne Ribeiro
revista Capitu

Jornalista. Mestre em Ciência da Informação, pós-graduado em Gestão Cultural e graduado em Filosofia (USP). Analista do @itaucultural. Editor da @rcapitu.