Cenário Análogo

[expandir] [idear] [inspiração] [entender]

M. Vicente
Revista Co:lab
2 min readFeb 1, 2019

--

Cenários análogos podem ajudar a isolar elementos de uma experiência, interação ou produto e, em seguida, aplicá-las a qualquer desafio de design em que você esteja trabalhando. Além disso, sair de trás de sua mesa para uma nova situação é sempre uma ótima maneira de estimular o pensamento criativo.

Geralmente aplicado na fase de inspiração.

Vai te trazer insumos quando estiver se perguntando coisas como:

“Como preparar as pessoas para a imersão em um projeto?”

“Como fazer um detox dos problemas e soluções de nosso contexto?”

“Como, de maneira rápida, posso evitar erros óbvios?”

Materiais
- Canetinha, lápis e borracha;
- Papel A4 e de Flip Chart;
- Câmera.

Número de participantes
- Todos os principais envolvidos no projeto;
- Recomenda-se grupos de até 5 pessoas.

Variações
“Cenários análogos” é uma ferramenta muito ampla que poderá ser customizada de muitas maneiras, tendo isso me mente é necessário entender seu método isolado: podemos evitar erros em nossa solução se olharmos para erros já cometidos; podemos prever comportamentos se olharmos para momentos parecidos.

Por isso qualquer atividade que envolva um sistema de se desprender de seu produto para aprender com outros contextos, pode ser aplicado como Cenário Análogo.

Como usar?

Preparação
Esse é um momento bastante simples, antes de decidir por criar um cenário análogo é importante entender a expectativa dos integrantes do projeto e alinhar se todos irão topar os aprendizados trazidos pela analogia que será feita.

Aplicação
1- Em uma folha grande de papel, liste as atividades, os comportamentos e as emoções distintas que você deseja pesquisar.

2 - Ao lado de cada um, escreva um cenário ou situação em que você possa observar essa atividade, comportamento ou emoção. Por exemplo, se a atividade é “usar um dispositivo na mesma hora todos os dias”, situações paralelas podem ser como as pessoas usam despertadores.

3 - Peça à equipe que vote nas visitas ao local que gostaria de observar como inspiração e organize uma visita de observação.

4 - Ao fazer sua visita, preste muita atenção ao que você está procurando entender, mas permaneça aberto a todos os tipos de inspiração.

Traduzido e adaptado de: http://www.designkit.org/methods/6

Referências Úteis

IDEO Design Kit — Analogous Inspiration
http://www.designkit.org/methods/6

--

--

M. Vicente
Revista Co:lab

UX/ Service Designer na PagSeguro e pesquisadora mestranda do Programa de Integração Latino Americana da Universidade de São Paulo. www.marianavicente.com.br