Os cinco fatores humanos

[expandir] [usabilidade] [entender]

M. Vicente
Revista Co:lab
3 min readAug 14, 2019

--

Quando usar

Trata-se de um método de suporte ao trabalho de campo utilizado para compreender os elementos físicos, cognitivos, sociais, culturais e emocionais de um ambiente físico que impulsionam a experiência geral do usuário.

Vai te trazer insumos quando estiver se perguntando coisas como:

“Como é o ambiente onde meus usuários passam o dia?”

“Como se sentem e se relacionam meus usuários?”

Materiais
-
Câmera, gravador (ou celular), papéis e caderneta, prancheta (se necessário apoio), canetas.

Número de participante
-
Máximo 2 por área a ser explorada.

Benefícios
-
Expande a mentalidade,
- encoraja a alteridade,
- foco em detalhes,
- foco na experiencia,
- da foco ao processo.

Input
Projeto que contemple uma área de estudo,
lista de situações e lugares que poderão ser observados.

Output
Observações organizadas sobre cada um dos 5 fatores que influenciam o comportamento das pessoas.

Como usar?

1. Preparação para ir a campo

Crie um template ou um esquema de anotações onde constem os Cinco Fatores Humanos* (cognitivo, físico, cultural, emocional e social). Separe materiais discretos para registro e entrevistas em campo, como: notebook, câmera, caneta ou gravador.

2 . Indo a campo

Neste momento você pode se manter apenas observando ou conversar com as pessoas sobre suas atividades, os objetos que usam o dia a dia, sobre o que acham do ambiente, com quais informações interagem, se estas são digitais ou impressas, entre outras questões que podem surgir no processo.

3 . Olhe através da lente dos Cinco Fatores Humanos

Físico: Como as pessoas experienciam a interação com objetos e com outras pessoas? O que elas tocam, empurram, puxam, abrem, fecham, levantam, carregam, controlam, e assim por diante?

Cognitivo: Como as pessoas atribuem significado as coisas com as quais elas interagem?

Social: Como as pessoas se comportam em grupo? Como, formalmente ou informalmente, eles interagem, tomam decisões, coordenam ações, constroem agendas e trabalham juntos?

Cultural: Como as pessoas experienciam normas coletivas, hábitos, e valores? Quais valores compartilhados, se houver, parecem estar presentes? Como eles se manifestam?

Emocional: Como as pessoas experienciam seus sentimentos e pensamentos? O que no ambiente serve de gatilho para tais sentimentos? As pessoas estão tristes, desmotivadas, frustradas ou felizes?

4. Descrever a experiência geral das pessoas

Procure por problemas tanto quanto por coisas positivas a respeito dos 5 fatores. Descreva e classifique separadamente suas impressões do que você fatuamente observou. Discuta e documente.

Nota que vale mais que barras de ouro:

  • Ao abordar alguém, é preciso fazer com que ela se sinta confortável antes de começar a gravar ou anotar. Desse modo, não corremos o risco de assustá-la, nem intimidá-la. Tenha paciência!
  • Ainda falando de documentar, tome cuidado com o espaço pessoal do entrevistado, fique atento para não deixar o gravador muito próximo de sua boca, nem a câmera fotográfica muito próxima de seu rosto.
  • Escute atentamente o que ela está te dizendo, mesmo que sua cabeça teime em desligar, exercite o pensamento em camadas. O que nos leva a próxima dica.
  • Muitas das pessoas que farão parte do seu campo estarão trabalhando, por isso é preciso que não se tenha pressa e acompanhe o ritmo do entrevistado e de seu ambiente. Mais uma vez: tenha paciência!
  • Não se prenda em parecer muito simpático e eloquente, você também precisa estar a vontade enquanto entrevista, então nada de fingir personalidade. Seja educado e hospitaleiro.

Bibliografia

*Adaptado de KUMAR, Vijay. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. 2013, página 103.

--

--

M. Vicente
Revista Co:lab

UX/ Service Designer na PagSeguro e pesquisadora mestranda do Programa de Integração Latino Americana da Universidade de São Paulo. www.marianavicente.com.br