Abutres — Sensacionalismo necrófago

Nalini Vasconcelos
Aug 28, 2017 · 2 min read

O abutre é uma espécie de urubu. Alimenta-se da caça que já morreu. Peguei esse nome do filme homônimo “O Abutre” (de Dan Gilroy, 2014) sobre um desempregado que tem sua nova fonte de renda filmando e exibindo acidentes com mortes ou crimes hediondos, da forma mais explícita possível, para vender a um programa de televisão.

Ficção?

Quando vemos pessoas e seus celulares sedentos por imagens chocantes em todo lugar? Uma fome paleolítica, que se repete, evidenciando que o espetáculo da cena mórbida é muito mais importante do que as vítimas, sejam criminosos, famosos ou nada disso. Todos a postos, no plantão da tragédia, em busca do furo de reportagem, da cena mais chocante, para ser o primeiro, o dono, a fonte de qualquer compartilhamento.

Fotos e manchetes descortinando os mortos “vazam” na mídia como córregos.

O sensacionalismo necrófago, às vezes, chega na hora da sua refeição, estampando na face da audiência o convite a esse banquete antropofágico. Para muitos, a náusea já virou prazer e o réquiem do desrespeito mantém-se a tocar tanto para quem já foi, quanto para quem fica.

A morte carnal existe, o mal também existe. O fascínio soturno existe há milênios. E hoje está em filmes, novelas, em ficções e vida real, no cantor, na banda, na atriz, no vizinho, no colega, no amigo, no amigo do amigo. Está na arte, na literatura, na música e nos rituais. A questão permeia o respeito à morte e isso também envolve outras vidas.

Sem o respeito somos abutres que se beneficiam da tragédia alheia.

O exibicionismo vultoso, vampiresco e midiático só quer um minuto de sua atenção e nunca vai te dar um minuto de silêncio.

Revista Criado Mudo

Os melhores textos da gaveta

)

Nalini Vasconcelos

Written by

Um sopro inebriado de ilusão. www.nalini.com.br

Revista Criado Mudo

Os melhores textos da gaveta

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade