Conferência de Estocolmo 1972

A Conferência de Estocolmo aconteceu em 1972 e foi o primeiro evento mundial a pautar as questões ambientais.

Prof° Jorge Silva de Andrade
Revista de Geografia
3 min readMay 20, 2021

--

A Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972, na capital sueca.

Este foi o primeiro evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir questões ambientais de forma global. A Conferência é considerada um marco na história da preservação ambiental, pois, pela primeira vez, lideranças de todo o mundo se reuniram para falar sobre o tema.

Essa conferência teve diversos objetivos, sendo alguns deles:

  • Discutir mudanças climáticas.
  • Limitar a utilização de pesticidas na agricultura.
  • Debater sobre como reduzir desastres naturais.

O Brasil e mais 113 países estiveram presentes, contando também com a presença de 400 organizações governamentais e não-governamentais.

Havia duas posições antagônicas nesta conferência: os países desenvolvidos que defendiam o conservadorismo e os países em desenvolvimento que exigiam que os recursos naturais fossem usados ​​para a promoção econômica. Este último não concordou com os objetivos de limitação da atividade industrial, visto que tal ação poderia representar uma ameaça para a economia. Ao mesmo tempo, outros estavam vinculados por contratos. Por exemplo, os Estados Unidos têm a obrigação de reduzir a poluição em seu território.

O Brasil foi um importante país em muitas discussões da conferência. Como na época estava em pleno “milagre econômico”, defendeu a evolução e uso dos recursos naturais, sem se importar com a preservação.

O Ministro Costa e Cavalcanti, Ministro do Interior e chefe da delegação brasileira durante o evento, declarou:

Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde.

Princípios e importância da Conferência de Estocolmo

Após os debates, foi elaborado o documento “Declaração sobre o meio ambiente humano”. Um dos princípios desta Declaração é o reconhecimento de que os recursos naturais precisam ser administrados de maneira adequada para não se esgotarem. Afinal, eles devem estar presentes e disponíveis para as gerações futuras. O documento destaca a necessidade de manter e, se possível, melhorar e restaurar a capacidade de recursos renováveis ​​do planeta. Alguns dos príncipios são:

  • Apoio à luta contra a poluição
  • Prevenção à poluição em mares, utilização legítima do mar
  • Garantia de ambiente seguro para assegurar a melhoria da qualidade de vida
  • Melhoria das políticas adequadas dos estados-membros da ONU
  • Eliminação completa das armas de destruição em massa, como bombas nucleares

Embora tenha acontecido apenas em Estocolmo, a conferência gerou uma enorme consciência em relação aos recursos ecológicos, como devemos zelar e cuidar para que a evolução não seja brutal para o meio ambiente. Também após a sua realização a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que zela por cuidar das questões ambientais do mundo.

Após os debates, foi elaborado o documento “Declaração sobre o meio ambiente humano”. Um dos princípios desta Declaração é o reconhecimento de que os recursos naturais precisam ser administrados de maneira adequada para não se esgotarem. Afinal, eles devem estar presentes e disponíveis para as gerações futuras. O documento destaca a necessidade de manter e, se possível, melhorar e restaurar a capacidade de recursos renováveis ​​do planeta.

--

--

Prof° Jorge Silva de Andrade
Revista de Geografia

Revista de Geografia mantida pelos alunos do Colégio Universitário Mauá, com o propósito de informar e levar o conhecimento acadêmico de um modo inteligível.