A poesia de Piera Schnaider

ano II: ensaio
ano II: ensaio
Published in
2 min readAug 16, 2021

1.
um quarto de rotação
da terra
e a porta já vira janela

2.
me
surpreendo
nas
esquinas
do poema
o súbito
me assalta
o plano
o voo
me
empresta
a pena
sou
apenas
uma lenda
o
excesso
de vida
vazando
dos
limites
um portal
pra cena
seguinte
o que viver

desvenda

3.
tentamos reter
as coisas
como se fossem
água
negando a natureza
das próprias asas
apenas
por serem invisíveis
como átomos
exatamente
o que sustenta
nossas palavras

4.

tão microscópicos

seria cômico
não fosse cósmico

5.
deitada de barriga
pra baixo
grávida do mundo
e outros embaraços
durmo
um sono profundo
- a
aproximadamente
dois mil e novecentos
quilômetros
e seis mil graus célsius
de descontinuidade
entre o meu
e o seu abraço —
habitado por esses
seres fantásticos
a que carinhosamente
chamo de

minhas saudades

6.
poesias
são
pontos
de vista:
de cima
parecem
linhas
de lado
rimas
dentro
avisto
uma ilha
aí fora
você
me vê
ou
juntas
caímos
nesta
armadilha?

7.
fui dar
uma volta
no relógio

quando voltei
ainda havia pulso
ainda tinha tempo
ainda não era
hora

quando voltei
ainda era

agora

8.
só a poesia
atenua as rugas
das palavras

9.
antes que o mundo acabe
e não caiba neste poema
sem antenas nem patas
é preciso
alfabetizar
as baratas

Escritora maringaense, Piera Schnaider formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2008–2012). Trabalhou como assessora jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em Curitiba, de 2013 a 2017. Em 2014, ganhou bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, que resultou na produção do vídeo “Carbono”. Em 2018, lançou o livro de poesia “Água Viva”, pela Padê Editorial. Em 2019, participou da 6.ª Festa Literária Internacional de Maringá, como convidada, na mesa “Poesia maringaense entre gerações”. Possui diversas parcerias musicais e tem postado seus poemas mais recentes no Instagram.

--

--