Das arenas para a sua casa

Texto de Matheus Hojaij

O switcher: onde as imagens vão para a sua casa. (CRÉDITO: FELIPE GOMES)

As tendências esportivas mudaram completamente nos últimos tempos. Há novos esportes nos quais é utilizada a tecnologia. Porém, os tradicionais ainda ocupam um espaço muito grande no dia a dia de quem assiste.

Atualmente, é possível fazer com que o espectador se sinta em casa, através das tecnologias que auxiliam a transmissão. Isso foi explicado minuciosamente por Fabiano Mosqueira, gerente de operações do canal ESPN.

Segundo ele, as transmissões esportivas contam com a presença de um caminhão, que funciona como a matriz de comunicação da emissora. É de lá que os sinais de transmissão são

Hoje, minimamente, transmite-se uma partida com apenas sete câmeras. A dinâmica das transmissões mudou na medida em que elas passaram a ser feitas via satélite. O sinal é redirecionado para a emissora, que veicula posteriormente.

As câmeras utilizadas pelos veículos de televisão podem variar das mais simples às mais básicas. Para efetuar uma entrada ao vivo, a Handycam e a GoPro são mais utilizadas.

O que também auxilia bastante narradores e comentaristas é a presença de um banco de dados. São levantados números e estatísticas que contribuem para a transmissão e a deixam mais interativa. As transmissões, atualmente, tem tido muito auxílio da tecnologia, para que possa veicular um conteúdo mais completo a quem assiste.