Photo by Matt Bennett on Unsplash

A Minha Velhice é um Bálsamo

Fabio Pires
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readSep 13, 2023

--

A minha velhice vai além de uma mera data no RG.

Ela está estampada na barba que nunca cresceu o suficiente.
No cavanhaque disforme e nos pelos avulsos que deixo na esperança que se encontrem.

A minha velhice apareceu em mim bem antes de envelhecer.
E hoje em sentido contrário a abandono sozinha na esquina.

Sem dica de como voltar pra casa.

A minha velhice é visível na minha feição cansada de quem desvia das pancadas.
Pancadas que alguns carregam como cruz enquanto outros nem as percebem.

Umas no ferro e outras na ferradura.

A minha velhice é nítida na minha preguiça em responder a qualquer absurdo.
E para isso cultivo o calar ao invés de dizer o que deveria ser visto como óbvio.

É o desânimo produtivo.

A minha velhice me faz entender quem sou e quem fui.
E isso sem pressionar quem posso ser.

Cada macaco em seu devido galho.

A minha velhice está no clássico franzir na testa enquanto ouço uma besteira.
Que exclui o calar que citei acima: Este franzir diz muito mais que o calar.

A minha velhice resmunga em todo dia de chuva.
E nos de sol também.

A minha velhice é só minha e de mais ninguém.
Por mais que a veja em vários espelhos.

A minha velhice não se resume a resmungos e reclamações.
Mas também em desfrutar de uma coragem que pouco senti por perto.

A minha velhice carrego desde o primeiro tapa que recebi no nascimento
E passarei para outro antes do último suspiro.

Gostou do texto?
Conheça outros através dos meus livros! Que Tal?

Confira os meus livros no site oficial da IS!

Pelos Velhos Vales que Vago (2013 coletânea de poesias.)

Flores Marginais em um Jardim Sujo (88 crônicas retratando as nuances do lockdown na pandemia e SELECIONADO AO PRÊMIO JABUTI 2022)

Contribua com o trabalho do autor através do pix: 02629475794.

--

--

Fabio Pires
Revista in-Cômoda

Escritor com dois livros lançados, Editor, Redator, Tradutor e escreve na Impérios Sagrados, no Projeto C.O.V.A e na Revista In-Cômoda.