A Origem do Sorvete

Penso, logo escrevo
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readMay 9, 2020

Os mamíferos são animais que possuem como principais características a presença de pelos e as glândulas mamárias, responsáveis pela produção do principal alimento de seus filhotes. No entanto, sabe-se que a alimentação influencia no sabor, textura e nos nutrientes do leite, prova disso é a restrição do consumo de manga para lactantes. O leite de animais como vaca e cabra, por ser um alimento de alto valor proteico e extremamente nutritivo, passou a fazer parte da dieta do ser humano no início das atividades pecuárias e até hoje é utilizado em diversos preparos, inclusive no sorvete.

O sorvete, no entanto, tem sua origem com bastante controvérsias, sendo os primeiros relatos relacionados à China e também a Roma Antiga, no qual utilizavam a neve misturada com frutas ou mel para o preparo da sobremesa. Mas foi em 1851, com o leiteiro americano Jacob Fussel, que surgiu o sorvete como realmente conhecemos hoje. Com a utilização de uma máquina semelhante a um congelador, o leite era parcialmente congelado e adquiria a textura ideal.

Como a demanda começou a aumentar e os clientes passaram a questionar a possibilidade de outros sabores, Jacob teve a sua grande ideia. Sabendo da influência da alimentação nas características do leite, separou as suas vacas em 3 grupos: o primeiro manteve a alimentação habitual, e no segundo e terceiro, uma dieta rica em morangos e cacau, respectivamente. Ao leite já saborizado foram adicionados alguns corantes artificiais e surgiram os sabores mais comercializados até hoje: creme, morango e chocolate.

A história acima carece de fontes e pode conter fatos não necessariamente reais

--

--

Penso, logo escrevo
Revista in-Cômoda

Pensamentos e situações do cotidiano que pediram para sair da minha cabeça