Amor que se merece 💓

Daniella Gandra
Revista in-CĂŽmoda
3 min readJun 4, 2023
Kelly Sikkema, Unplash.

Para alguns de nĂłs pode ser uma Ășnica vez; para outros, diversas vezes, que se tem a sensação de abafar ou reprimir emoçÔes um tanto desconfortantes e dolorosas, como dizem “afogar as mĂĄgoas”, para poder, entĂŁo, seguir em frente, sem parar por um momento e pensar naquilo que a gente realmente acredita que merece.

Qual histĂłria vocĂȘ conta a si mesmo(a)?

A gente precisa responder a isso, porque Ă© o que molda as nossas vidas.

No que vocĂȘ acredita? Quais valores vocĂȘ persegue? Em qual aspecto de sua vida vocĂȘ pĂ”e mais força e dedicação? VocĂȘ jĂĄ sentiu que lhe amaram? VocĂȘ jĂĄ amou alguĂ©m sem nenhum outro interesse senĂŁo estar ali, presente, por inteiro?

JĂĄ sabendo essas coisas, Ă© meio caminho percorrido para chegar Ă  excelĂȘncia de ser quem vocĂȘ Ă©.

SĂł busque ir mais alĂ©m do que vocĂȘ teve que superar quando contar a sua histĂłria, pois, lembre-se de que quanto mais essa tarefa destacar fragilidades que vocĂȘ teve que vencer, mais capaz de refletir a respeito de si vocĂȘ terĂĄ de ser. Tem feito isso? Caso sim, maior liberdade vocĂȘ terĂĄ para identificar onde estĂĄ a sua felicidade, e o contrĂĄrio disso tambĂ©m.

Esse tipo de coragem Ă© tĂŁo contagioso quanto o medo. Mas a coragem de uma vez ou diversas vezes ter sido vulnerĂĄvel Ă© a maneira mais segura, porĂ©m, difĂ­cil, de autotranscedĂȘncia, ou seja, de transpor os prĂłprios limites para viver plenamente.

AlĂ©m de outros tipos de coragem necessĂĄrios para habitar no espaço-tempo em que se merece, como a coragem de revelar a prĂłpria humanidade, de se desesperar, de resistir ao cinismo


A coragem Ă© a medida da nossa participação sincera com a vida, com o outro, com uma comunidade, com um trabalho; um futuro. Ser corajoso nĂŁo Ă© necessariamente ir a qualquer lugar ou fazer qualquer coisa a nĂŁo ser tornar conscientes as coisas que jĂĄ sentimos profundamente e, em seguida, viver as vulnerabilidades interminĂĄveis dessas consequĂȘncias. Ser corajoso Ă© assentar nossos sentimentos profundamente no corpo e no mundo: viver de acordo com as necessidades de relacionamentos que muitas vezes jĂĄ existem, com coisas que achamos que jĂĄ nos importamos profundamente: com uma pessoa, um futuro, uma possibilidade na sociedade, ou com um desconhecido que nos implora e sempre nos implorou. David Whyte.

O que tudo isso quer dizer? Significa que a gente precisa viver com sinceridade na vida, sendo quem somos, nĂŁo quem gostarĂ­amos de ser ou achamos ser mais vantajoso. Ter a coragem de viver conforme o que sentimos profundamente, aceitando as consequĂȘncias disso, mesmo as nĂŁo tĂŁo boas.

Pra que isso aconteça, é necessårio conexão e comprometimento com o que realmente é importante pra gente na vida.

Por dentro, passamos a saber quem e o quĂȘ e como amamos e o que podemos fazer para aprofundar esse amor; sĂł de fora e sĂł olhando para trĂĄs, parece coragem. Whyte.

Ao olhar para o que se viveu até aqui, compreendendo as coisas como elas são e não como gostaríamos que elas fossem, incluindo pessoas, consegue-se reconhecer que o amor precisa ser recíproco, valorizado para que seja merecido, demonstrando cuidado e respeito.

Por fim, conhecer e aprofundar o amor próprio e reconhecer a responsabilidade de merecer e cultivar esse amor nas relaçÔes.

Um poema para acalentar o seu coração e o meu. 💐

“Amor nĂŁo se transforma de hora em hora / Antes se afirma para a eternidade. / Se isso Ă© falso, e que Ă© falso alguĂ©m provou. / Eu nĂŁo sou poeta, e ninguĂ©m nunca amou.” Shakespeare.

--

--