Caminhos

— Você está sorrindo para o seu prato!

Sara Costa
Revista in-Cômoda
2 min readApr 7, 2021

--

Eu levanto os olhos dos legumes grelhados e encontro uma Judite me encarando com as sobrancelhas levemente arqueadas. Seu ar descontraído e esperto agora está transfigurado num misto de surpresa e inquietude de quem se pega tentando desvendar o que se passa a sua frente.

— Estou? Nem percebi…

A mais pura mentira. Eu me sinto sorrindo desde que acordei. E sei exatamente o motivo, ora, ele tem nome e sobrenome, alta estatura e uma voz de veludo roxo que soa como uma carícia. [Eu também não sabia que isso era possível]. Mas como vou explicar a Judite que tenho flertado com um menino em pleno curso de verão? Em nenhuma das sessões que tivemos juntas ele estava presente, ela não presenciou o episódio que deu início a tudo, nem me viu sorrateiramente deslizar para a cadeira ao lado dele na última palestra.

— Sim

Eu poderia apontá-lo e ela saberia ao que estaria me referindo. Levanto a cabeça, agora sondando o salão à procura da conhecida miragem. O horário dele de almoço é esse ou foi o anterior? Lembro que já o vi algumas vezes no salão, mas nem sempre estou no meu horário correto.

— O que você tá procurando?

Retorno rapidamente a atenção para a mesa onde estamos sentadas e me dou conta de que não estou preparada para ter essa conversa. Ou seja, não me sinto pronta para revelar a Judite como estou completamente apaixonada por um menino que conheci há menos de duas semanas.

— Nada!

Mais mentiras. Uma hora talvez eu conte. Se isso se tornar sério, eu vou ter que contar de qualquer forma. Percebo a desconfiança na feição de Judite e torço para ela não insistir no assunto. Ela continua me olhando por alguns segundos, até apoiar as duas mãos na mesa e anunciar que:

— Vou buscar sorvete. Você quer?

Ufa. Pelo menos por agora não preciso me desdobrar para pôr para fora todas as borboletas que se debatem no meu estômago. Acho que eu voaria com elas, se tivesse que explicar a Judite como elas foram para aí. Mas como foi mesmo? Bastou um sorriso, uma breve conversa sobre danças e flertes e pronto, meus olhos ganhavam um novo brilho toda vez que ele estava perto.

— Não, obrigada, daqui que eu consiga terminar de comer, já deu tempo do próximo seminário

Observo Judite se levantar e seguir em direção ao refeitório.

Photo by Reuben Juarez on Unsplash

--

--

Sara Costa
Revista in-Cômoda

Curiosa, engraçada, dramática e simbolista. Não necessariamente nessa ordem. Aprecio as palavras com a sagacidade de uma escritora aprendiz