Filha

Poeta Rafa Ribeiro
Revista in-Cômoda
Published in
3 min readNov 30, 2019

Oi filha, você está bem?

A gente ainda não se viu, você ainda não chegou, eu não posso escrever que já te sinto em meus braços, não posso nem imaginar como é o seu rosto já que nem mãe você tem ainda. Mas eu acordei pensando em você, sonhando em dividir o meu resto de vida contigo, pensando em te preparar de algum jeito pra quando eu não estiver mais aqui, te explicar o que ainda não aprendi, o como é perder um amigo.

Quero te ensinar algumas coisas, te mostrar o quanto é importante chorar e sorrir, ver a beleza dos clichês, ver o tempo passar para os dois, eu ficando cada vez mais velho, você enfim ganhando de mim na corrida, me driblando na quadra porque o meu joelho falhou quando tentei dar o bote, mas ainda assim não vou dar o braço a torcer, vou dizer que foi sorte, mas a gente sabe que não, você é melhor que o pai, canhota igual, competitiva igual, mas é mais ligeira e sabe que eu não deixaria você passar assim.

Quero te mostrar algumas coisas que talvez nem exista mais no seu tempo, vamos fazer juntos um carrinho de rolimã, ter dois potes de bolinha de gude, vamos jogar a ganha, meu objetivo como pai vai ser ganhar todas as suas, quero que você pinte meu pião com canetinha, vamos zuncar na roda lá no quintal da sua tia, enquanto ela faz o almoço e espera a vó chegar pra comer, eu salvei alguns vídeos do que eu assistia na TV, vamos sentar pra ver desenho, mesmo depois de você já grande, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, TV Colosso, Ra-Tim-Bum, eu quero te levar na roda gigante, mostrar lá de cima onde ficava nossa primeira casa.

Filha, provavelmente vão te zuar na escola por ter um pai chorão, não liga pra isso, eles tem mesmo razão, vou ficar chorando todos os dias no portão vendo você entrar e isso vai acontecer do pré a faculdade, não tem jeito, é mais forte que eu. Quase tudo é mais forte que eu quando o assunto é você.

Espero que leia essa carta enquanto eu ainda estiver aqui, quero poder te explicar o que senti em cada linha, quero te contar as histórias de quando papai começou a sair por aí recitando poesia, te mostrar os livros que ajudei a compor, as letras que escondi em alguns planos, te contar que já fui o poeta do amor, que escrevi todos os dias durante alguns anos e por isso temos essa biblioteca aqui em casa.

Hey, espero que seu sorriso brilhe tanto quanto a Lua minguante desses dias atrás, foi por isso que escolhi seu nome, que você se inspire e seja inspiração pra uma vida de sorrisos crescentes, que sua vida seja realmente cheia, menina.

Meu amor, estarei contigo enquanto estiver aqui.
Te amo!

--

--