In Memorian

Isac Chagas
Revista in-Cômoda
Published in
3 min readNov 2, 2021
Photo by Sammie Chaffin on Unsplash

“And if I’m dead to you, why are you at the wake?”

my tears ricochet” — Taylor Swift

Na clareira, sob a copa das árvores e sob os feixes de luz do sol que atravessavam as frestas de suas folhagens, um seleto grupo de pessoas, trajando vestes negras e com semblantes taciturnos, que traziam consigo toda a dor que uma alma poderia suportar, prestam as últimas homenagens a um finado, envolto em um manto de cetim, em um caixão de mármore. As pessoas debulhavam-se em lágrimas à medida que o perfume do incenso de âmbar enchia todo o ar.

Eu não poderia dizer, ao certo, qual era a causa de sua morte. O mais prudente, seria dizer que o falecimento se deu em decorrência a causas naturais. Causas naturais da vida. Um desfecho abrupto e pavoroso — até mesmo previsível, mas não menos doloroso por causa disso — é uma causa de morte tão natural quanto a morte em decorrência de complicações ocasionadas pela idade avançada. Viver é uma arte que implica assumir riscos. Enquanto você estiver vivo, estará suscetível a dizer adeus — e não encontrará outra solução que não seja seguir em frente: ninguém precisa de uma certidão de óbito para saber disso.

Para os meus amigos, é inconcebível o fato de que eu tenha dificuldades para racionalizar a sua perda, uma vez que eu te conhecia havia menos de um mês. O que eles não entendem, é que a intensidade de um sentimento lídimo não carece de uma quantidade mínima de tempo para ter a sua veracidade validada. Durante um mês, te amei por uma vida. Cada pessoa tem uma maneira diferente de lidar com o luto: eu poderia ter entrado para algum tipo de terapia em grupo, ter inventado alguma mentira para todos os outros e para mim mesmo, na esperança de conseguir lidar com a minha própria insatisfação pessoal acerca do ocorrido; ou até mesmo ter me trancado no meu carro para escutar playlists de metal, no Spotify. Dentre todas as opções, eu escolhi seguir, solitariamente, o meu próprio caminho.

Você não me deixou outra opção que não fosse aniquilar todo e qualquer resquício seu que ainda existisse em mim. Se houvesse alguma conspiração atentando contra a minha pessoa, eu não teria dúvidas de que você seria Brutus, e a sua traição custaria a minha vida. Mediante a todas as retaliações, cujo resultado era a minha auto-anulação, eu sabia que eu só poderia voltar a ser feliz e respirar aliviado se eu dissesse adeus. Se a morte predomina na bravura, haveria alguma chance da formosura sobreviver?

Os incensos haviam apagado, e o perfume dos mesmos já não exalava mais no ar. O sol havia ido embora, dando lugar a um céu nublado, com nuvens cinzas e carregadas. Algumas palavras foram proferidas em latim. Conforme as primeiras pás de terra foram jogadas sobre o túmulo, pequenas gotas de chuvas começaram a cair, anunciando a tempestade que estava por vir — tempestade esta que daria o tom melancólico ideal para a sua partida deste mundo.

Descanse em paz.

“Assim como veio ao mundo, assim parte deste.”

Você está morto pra mim.

--

--

Isac Chagas
Revista in-Cômoda

Decidi revisitar cada uma das eras da minha vida e irei documentar cada etapa desta minha jornada através dos meus textos. Cê me acompanha nesta aventura? :)