Maria lutou como pôde

uma paraíba
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readFeb 21, 2022

amor,

antes que você entre por essa porta e cuspa rastejantes na minha cara ou vomite em mim toda a carne podre consumida
e eu me encolha de culpa na quina dessa casa e me puna com 500 chibatadas ou dormindo no relento da praia ou rezando minhas quinze mil ave marias ajoelhada nesses milhos que não estouraram
(ou todas as opções acima)
eu só queria que alguém me lembrasse dos meus superpoderes e de tudo aquilo que ninguém mais vê — inclusive você -
e que não foi preguiça minha
nem descaso
nem existe nada nesse peito além de amor e respeito e se eu pudesse eu juro que —
se meus músculos não tivessem tão exaustos
e meus nervos em frangalhos
e se eu tivesse só 1 newton a mais de força

só;
1 newton;
a mais;
de força;

eu esfregaria todo o sangue seco do chão da sala eu tiraria todos os destroços da guerra travada eu lustraria até a louça quebrada eu recolheria todas as fezes deixadas eu lavaria essa blusa manchada e eu varreria todo o pó pra fora do tapete da entrada

e então,
lembrada de que não foi preguiça minha
nem descaso

eu não me puniria com chibatadas ou com relentos ou grãos de milho não estourados

provavelmente eu também não teria a força imediata pra me lavar dos cuspes e dos vômitos na cara mas —
se na hora eu tivesse só 1 newton a mais de força

só;
1 newton;
a mais;
de força;

eu jogaria tudo de volta pra você eu te enviaria pra guerra no meu lugar eu te daria meus superpoderes por apenas um dia e sentaria pra te ver lutar contra as marretadas dos gigantes contra a matilha de lobos contra os ursos famintos contra os fantasmas —

enquanto você passeasse pelos nove círculos, três vales, dez fossos e quatro esferas de Dante e me falasse sobre os monstros invisíveis que entram em casa quando eu saio para o trabalho eu te diria que é tudo uma farsa

e te acusaria de preguiça
e de descaso

quando você terminasse
de vencer essa luta diária
(se você tivesse a sorte necessária)

eu falaria porra
nem pra recolher os escombros deixados?

--

--

uma paraíba
Revista in-Cômoda

Paraibana escrevendo sobre amor, tesão, cultura e revolução. Me acompanhe no instagram e no portal @umaparaiba ☭