Na escola, eu aprendia com musiquinhas :)

Tiago da Silva
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readFeb 24, 2018

Quando eu desconfio que posso estar tendo um derrame ou, bem mais frequente, quando eu bato a cabeça muito forte num jogo de rugby e preciso me certificar que meus miolos ainda estão funcionando e que a concussão não vai me deixar vegetando pra sempre, tem um exercício que eu costumo fazer. Pra sondar o estado do meu cérebro, avaliar as avarias.

O exercício consiste em tentar me lembrar de lições da escola, decorebas, mnemônicos, coisas que memorizei para provas, na forma de músicas, e que desde então não saíram mais da minha cabeça.

Se eu puder lembrar a cantiga que a professora me ensinou para decorar as preposições, é porque não deu perda total no meu HD:

A, ante, até, após,

com, contra, de, desde,

em, entre,

para, perante, por,

sem, sob, sobre, trás

Durante um tempo servia também a Fórmula de Bhaskara, mas hoje sou mais da área de Humanas e isso não me pertence mais. Fico nas lições de língua portuguesa, minha zona de conforto.

Uso os verbos de ligação também:

Ser, estar, ficar,

parecer, permanecer,

andar e continuar

(no sentido de estar)

Essas musiquinhas mnemônicas são fantásticas.

Tinha um professor de Geografia chamado Carlos e ele tinha um CD e nesse CD havia uma música PARA CADA conteúdo que pudesse ser trabalhado na disciplina de Geografia em qualquer sala de 5ª série. Por exemplo, tinha uma música sobre O Relevo. Uma música feita especificamente para explicar sobre O RE-LE-VO!

“o relevo é toda forma que a Terra pode ter

litosfera se moldando pro relevo aparecer

forças internas e externas

atuando sem parar

observe que barato

que a Terra vai ficar.”

Essa, em especial, lembro até que tinha um ritmo bem country, com uma levada de banjo. Acho que vou morrer e não vou me esquecer dos versinhos.

Acho que preciso de umas musiquinhas novas. Para a vida adulta. Ando esquecendo de muita coisa.

Se gostou do texto clique no ícone das mãozinhas/palminhas — de 1 a 50 vezes, dependendo do quanto tenha gostado.

--

--

Tiago da Silva
Revista in-Cômoda

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.