O caminho é simples

Poeta Rafa Ribeiro
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readMar 2, 2020
Photo by camilo jimenez on Unsplash

O caminho é simples,
apesar de longo.
Até tem uma meia dúzia de 3 ou 4 espinhos,
cuidado,
confesso que talvez ainda tenha veneno nas pontas,
nada que te mate,
mas pode ser que te trave no caminho.
Acho que é ali que param quando tentam,
mas se ir bem calçado não tem erro.
Uma bota de cano alto e sola de cimento
acho que é suficiente pra andar dentro do meu peito.
Não olhe tanto pro lado ou pra cima,
pode se perder nos sonhos
que ainda estão procurando onde pousar,
vão te distrair muito mais que te ajudar.
Lá ainda tem o jogador de futebol,
um ser pai tipo o meu,
o escritor de um roteiro de filme,
um artista,
alguns prêmios que nunca ganhei
e até o pênalti do interclasse que chutei na trave.
Faz assim,
siga em frente,
pode até ir de olhos fechados,
é tudo linha reta,
se tropeçar pode se levantar com calma,
o calor que sentir é porque está perto.
Já deixei recado que tem gente chegando,
mandei avisar pra deixar todos os portões abertos.
Eu não tenho tanta certeza se esse guia vai realmente funcionar,
mas tenta seguir.
Quando chegar na última barreira
não se assuste com o som,
pode lembrar uma bateria de escola de samba,
às vezes meio fora de ritmo,
noutras tantas a paradinha parece que o desfile acabou,
a verdade é que já acabou algumas vezes.
Tive que aprender a voltar do início,
pois minha escola é e será sempre a primeira,
e única pelo que parece.
Então por favor não desiste,
se cansar, se sente,
descanse,
pode até se deitar apoie seu rosto.
Quando enfim chegar a hora de me pegar daqui,
e sei que você saberá quando,
peço que use luvas térmicas,
talvez o calor pode te queimar,
como ninguém nunca chegou tão perto
nem sei o que pode acontecer se me tirar do lugar,
mas tente,
mesmo que eu grite de dor,
que pareça que eu não aguentar,
me tire e leve pra onde quiser,
me guarde no alto da prateleira da sua sala
e me deixe pulsando enquanto assiste TV.

Eu não sei porque escrevi isso,
mas fica aí o caminho,
simples, apesar de longo
de um coração que por enquanto pulsa.

--

--