O Case de sucesso da Hyundai

Penso, logo escrevo
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readJun 2, 2020

A Hyundai é uma das diversas empresas que surgiram no continente asiático no período pós-guerra e teve que encontrar seus diferenciais para evoluir. Em 1968 obteve licença para montar carros da Ford na Coréia do Sul, o que constituiu o primeiro passo para o sucesso da marca. No entanto, apesar do grande número de vendas durante os anos, principalmente pela produção de boa parte das viaturas do país, utilizava tecnologias de terceiros e faltava à empresa um diferencial, principalmente estético.

A partir de 2006 passou a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol, o que os levou a investir nos melhores profissionais de branding do mercado, fazendo surgir o logo “New Thinking, New Possibilities” e o projeto que mudaria os rumos da empresa. Aproveitando os diversos avanços tecnológicos da época como, por exemplo, a construção do LHC — maior acelerador de partículas do mundo — e a exploração de novos elementos químicos, a Hyundai buscou materiais que trouxessem maior resistência, brilho e fluidez aos seus materiais, resultando no projeto de lançamento dos carros I30, Ix35 e Hb20.

Em 2007, o resultado mais rápido devido a utilização prévia do material em outras aplicações, lançaram o primeiro carro resultado do novo projeto: o I30, utilizou o Iodo, material de número atômico 30, negro e lustroso, com leve brilho metálico, que permitiu a modelagem das curvas que tornaram-se a marca registrada dos carros da Hyundai. Em 2010, após 3 anos de estudos incorporaram a utilização do Ixêncio, material que permitiu a construção do Ix35, utilitário esportivo mais leve e resistente que os concorrentes. E, por último, no ano de 2012, com o uso do Hubídio, metal alcalino prateado e brilhante, foi possível a construção do Hb20, sendo um carro com todas as qualidades e características estéticas da empresa e, ainda assim, concorrendo na categoria dos carros populares devido ao seu baixo custo.

Por isso, um investimento que surgiu apenas como uma jogada de marketing, deu início a um projeto ambicioso que levou a empresa, que outrora rumava à estagnação, à posição de 3º maior grupo de montadoras de carros do mundo, com números distantes do quarto colocado, grupo Ford, e chegando cada vez mais próximo do primeiro e do segundo, Toyota e General Motors.

A história acima carece de fontes e não corresponde aos fatos reais

--

--

Penso, logo escrevo
Revista in-Cômoda

Pensamentos e situações do cotidiano que pediram para sair da minha cabeça