Photo by Dana Cristea on Unsplash

O hoje estapeando o ontem

Fabio Pires
Revista in-Cômoda
Published in
3 min readMay 3, 2022

--

Por vezes penso demais, me julgo demais e não me permito folgas na terapia que faço sozinho diariamente.
E este texto é um fragmento invasivo destes momentos em que sinto o hoje no ontem.

E você já sentiu como se a areia de sua ampulheta escapasse cada vez mais rápido?

O inalcançável aponta em minha direção unicamente pela fenda que insiste em nunca suturar e pela minha consequente falta de habilidade em perceber que ele não existe.
A falta de confiança, por mais que sempre maquiada, surge do nada e dá as caras nos momentos mais impróprios e ainda que eu insista em entender esse movimento como “natural” na verdade (e no fundo) isso nunca fez sentido algum.

A incerteza transmite a certeza de que há algo fora dos meus padrões e se hoje persigo alguns parcos e oportunos momentos de alegria, como não notei os que já passaram pelos meus olhos?
Descartar o que já tenho é um péssimo hábito que mantenho há anos e reforçado pela percepção que a maturidade em nada tenha me mudado neste aspecto
Vida que segue.

Essa falsa impressão de controle nos condena a um eterno temor pelas próprias ações que tomamos.
Daquelas que acontecem ao sabor da raiva, da malícia ou mesmo do tédio ou talvez da mesmice.
Por tudo isso que desenvolvi argumentos eloquentes que utilizo nestes momentos em que inesperadamente sinto vergonha de mim mesmo.
E este descontrole só faz por aumentar com o passar dos anos.

E na medida que a permanência neste mundo vai se estreitando a urgência antes sentida na adolescência vai reatando laços com o agora.
Nunca sabendo ao certo o que fazer.
Pede a mão em casamento, se multiplica e passa o restante da vida reclamando das próprias escolhas.
Ou se faz tudo diferente para também passar o resto da vida reclamando ou mesmo resmungando.

O que chamam de “escolhas da vida” prefiro chamar de bingo ou, se estou em um dia ruim, chamo de roleta russa.

Afinal como disse Maquiavel:

Quanto mais areia escapa da ampulheta da nossa vida, mais claramente podemos ver através dela”.

Com o dia a dia.
Com a mesmice.
E com o hábito.
E com o desânimo.
É o hoje batendo na cara do ontem.
De mão aberta.
Com os dedos estalando e sem medir o peso do tapa.
Para depois tratar o arrependimento como se fosse o prato principal do dia.

E do que adianta ficar escrevendo em códigos se só eu os conheço?
Às vezes nem eu mesmo os sei ou sequer lembro.
Por vezes os imagino como diálogos nos filmes do Tarantino, já em outros momentos de livros sem um final.
Daqueles que só faz sentido para você.

A sorte (ou azar) é que me ensinaram nunca explicar a história toda na introdução.
Deixar sempre um algo mais para o depois.
Só que na maioria das vezes não consigo explicar nem ao final.
E nem sei identificar quando chega o tal “depois”
E a propósito quem define este final?
O hoje ou o ontem? Ou o depois?

Foto por: Darren Hester.
Esse texto é de 2015. Ainda bem que esta fase passou.

Gostou do texto?
Conheça outros através dos meus livros! Que Tal?

Confira os meus livros no site oficial da IS!

Pelos Velhos Vales que Vago (2013 coletânea de poesias.)

Flores Marginais em um Jardim Sujo (88 crônicas retratando as nuances do lockdown na pandemia e SELECIONADO AO PRÊMIO JABUTI 2022)

Contribua com o trabalho do autor através do pix: 02629475794.

--

--

Fabio Pires
Revista in-Cômoda

Escritor com dois livros lançados, Editor, Redator, Tradutor e escreve na Impérios Sagrados, no Projeto C.O.V.A e na Revista In-Cômoda.