Photo by Ember Navarro on Unsplash

Sem desculpas esfarrapadas

Fabio Pires
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readJan 17, 2023

--

Perdoem-me, mas ontem não tive a menor condição de escrever por aqui.

Me dei ao luxo de uma folga no primeiro dia do ano de 2018 por pura preguiça.

Assim como pela ressaca e sono também.

Já hoje, dia 2 de janeiro, ainda leio mensagens tipo:

Que o ano de 2018 seja assim, que seja assado

Que este ano novo seja maravilhoso

ou mesmo aquele antigo:

Este ano vai!.

Sei que a esperança sempre se renova quando o ano muda e que esta esperança é o que apazigua parte das nossas frustrações.

Eu entendo.

O que não compreendo é que, na maioria dos casos, ainda não tenhamos percebido que toda mudança parte de dentro.

A partir de nossos hábitos, do que pensamos e do que projetamos.

Assim sendo não temos como terceirizar esta responsabilidade.

Colocar a responsabilidade de qualquer espécie de melhora em fatores externos, como a simples passagem de um ano, para qualquer efetividade de mudança em nossas vidas é de uma covardia sem explicação.

E o raciocínio é bem simples, assim como o padrão ação e reação.

Se você não fizer nada de diferente do que vem fazendo, em nada este ano vai ser diferente do anterior.

Se você está insatisfeito com seu rumo tenha coragem e o mude.

Nisso cabe a pergunta que você pode fazer para você mesmo, baixinho pra ninguém ouvir:

O que eu tenho feito de diferente para que este ano seja de fato diferente?

Já é mais que hora de nos tornarmos protagonistas de nossa própria existência e parar de procurar por desculpas.

Eu mesmo preciso me lembrar disso o tempo todo.

Que nós consigamos transformar nossas vidas a partir de 2018.

De dentro para fora.

Sem desculpas esfarrapadas.

Texto notadamente do ano de 2018.

Gostou do texto?
Conheça outros através dos meus livros! Que Tal?

Confira os meus livros no site oficial da IS!

Pelos Velhos Vales que Vago (2013 coletânea de poesias.)

Flores Marginais em um Jardim Sujo (88 crônicas retratando as nuances do lockdown na pandemia e SELECIONADO AO PRÊMIO JABUTI 2022)

Contribua com o trabalho do autor através do pix: 02629475794.

--

--

Fabio Pires
Revista in-Cômoda

Escritor com dois livros lançados, Editor, Redator, Tradutor e escreve na Impérios Sagrados, no Projeto C.O.V.A e na Revista In-Cômoda.