Velho Aplicativo

Emmanuel Brandão
Revista in-Cômoda
Published in
2 min readJul 30, 2019

Fizeram uma montagem com uma foto minha, projetando como eu seria no futuro. Confesso que estava bem curioso para saber como ficaria em algumas décadas. Será se ficarei um senhor charmoso, como os que vejo caminhando e correndo na Beira-Mar? Estarei muito acima do peso? Ainda vou ter cabelo?

Confesso que apesar de saber que aquilo é só um aplicativo, não tem nenhuma ciência, nenhum compromisso com a verdade, criei uma expectativa positiva, claro. Mas quando olhei aquela foto, fiquei assustado. Não foi nada animador, nada! Desculpe a exclamação, essa foi a pontuação mais adequada que encontrei para enfatizar aquele desastre que fizeram com minha foto atual. Essa tal de Face App fez isso de sacanagem. Só pode.

O tempo castiga, mas eu não sabia que era tanto. Rugas, pouco cabelo e uma testa que parecia não ter fim resumiam a foto que quase travou meu celular.

Aquelas marcas pareciam traduzir uma vida sofrida, onde dei muita importância para pequenas coisas. Marcas que castigaram tudo o que deixei para trás: sonhos, amores, amigos, empregos, família. Marcas que não saem nem com Photoshop nem com botox.

Marcas que esfregam no meu rosto como é importante cuidar da saúde física e mental. Marcas que mostram que problemas do trabalho devem ser resolvidos no trabalho. Marcas que reforçam uma teoria, metas são batidas, obstáculos aparecem e desaparecem enquanto as rugas ficam ali. Crescem mais do que qualquer banco de horas.

Olhando para o celular, dei minha palavra para o Emmanuel Brandão do futuro: você não vai ficar assim, senhor. Vamos virar o jogo que nem tudo está perdido. E ainda continuei: sua velhice será divertida como sua vida sempre foi. Você vai continuar sonhando, amando, querendo viver e viajar para todos os cantos do mundo. Assistir seu futebol e, quem sabe, jogar com os netos. Isso mesmo, o espírito, pelo menos ele, continuará o mesmo.

Ainda olhando para o celular, desabafei: ô senhor, quando você estiver em uma rede, sem força para levantar pense que nada é para sempre e agradeça pelas escolhas que você fez. Principalmente quando você era mais novo e podia pensar no seu futuro. Aliás, repensar.

--

--

Emmanuel Brandão
Revista in-Cômoda

Redator, publicitário, jogador e metido a escritor. Autor do livro de crônicas: Blá Blá Blá.