Como deveria ser trabalhar com design?

A experiência de um ex-estagiário no laboratório de orientação em design

Caio Silva
Revista Letraset
3 min readApr 25, 2019

--

Ilustração do autor

Olá, me chamo Caio Silva, tenho 19 anos, sou estudante de design, técnico em comunicação visual e criativo na medida do possível.

Minha primeira experiencia profissional na área foi um tanto quanto decepcionante, eu era responsável por desenvolver qualquer tipo de problema que aparecia dentro de um negócio que estava recém abrindo as portas, então trabalho realmente não faltava. Assim que o tempo mínimo de horas foi atingido, pedi para não ser efetivado na empresa por estar realmente cansado.

Depois de algumas semanas fui convidado para entrar como voluntario dentro do LOD (Laboratório de Orientação em Design) para ajudar no projeto Inowattis o carro elétrico em desenvolvimento pela Faculdade Satc. Até então eu não iria perder nada e talvez eu não esperasse ganhar tanto com o passar do tempo, foi uma boa oportunidade e agradeço imensamente no voto de confiança que tive dos professores.

Inicialmente trabalhei como voluntario por 3 meses, nesse tempo desenvolvi habilidades de desenho de produto e representação visual de materiais, que foi um preparatório para a disciplina de rendering manual. Desenvolvi materiais para a instituição, pude ler vários artigos referentes ao processo de design automotivo e aperfeiçoei minhas habilidades metodológicas e criativas.

Equipe no período de 2018/1 - Registrado por Diego Yaacov

Depois desse tempo fui oportunizado com uma bolsa de pesquisa junto com o curso de engenharia da computação. Fiquei por 2 meses nessa bolsa onde pude estudar muito sobre design de interação, user experience e user interface. Depois desse período fui selecionado para o estágio dentro do laboratório de design, já que uma das coisas que eu precisava era ter esse contato com os professores, e eu posso garantir que não há dinheiro algum que pague mais a pena do que o conhecimento, felicidade e satisfação com o trabalho.

Agora estagiário oficial do LOD tivemos alguns trabalhos legais durante o final do ano de 2018, que puderam me dar uma boa noção da importância do planejamento e da escolha da metodologia que deverá ser aplicada para resolver o problema apresentado.

Existe um conjunto de quatro fatores que tornaram a minha experiencia dentro do laboratório incrivelmente satisfatória, foram elas:

Tempo: Para a aplicação da metodologia e incubação das ideias, o tempo que tive de desenvolvimento dos trabalhos foram muitas vezes mais do que eu necessitava, isso me fez crer que realmente quando estávamos pondo uma ideia em pratica ela realmente seria a mais efetiva possível.

Confiança: Estar ciente de que eu tinha a confiança dos professores para desenvolver desde um projeto de vídeo até a construção de uma premiação é uma sensação incrível, claro que eles estavam sempre acompanhando o desenvolvimento, mas o voto de confiança nas minhas ideias e habilidades foi o primeiro ambiente onde pude experimentar uma equipe que realmente me tratou como um verdadeiro profissional.

Equipe: Trabalhar em sintonia com uma equipe multiplica não só a sua produtividade, mas também sua felicidade no trabalho. Nossos momentos de descontração foram momentos chave para estreitarmos laços de amizade e dar uma folga para a mente antes ou depois de um dia de desenvolvimento intenso ou leitura.

Recursos: Mesmo com limitações, sempre possuí todos os recursos necessários para a execução de todos os projetos. Estar ciente de que precisamos resolver o problema aprestando por quem quer que seja com os recursos que estão a nossa disposição foi um aprendizado difícil, porém recompensador.

Essencialmente estagiar na faculdade foi incrível, com certeza uma realidade muito distante do mercado de trabalho, porem essa ainda é uma missão de todos nós, educar o mercado para que ele adapte ao nosso conhecimento, e fazer o máximo possível para que não ocorra o contrário.

Fica aqui o convite para você participar um dia do laboratório de design, conhecer um pouco a equipe e o que está sendo feito atualmente.

Gostaria de terminar agradecendo muito mesmo pela oportunidade de conhecimento que os professores Davi Denardi, Diego Piovesan, Jan Braun, Rafael Hoffmann, Rodrigo Casteller e Solange Bianchini me passaram durante meu tempo de trabalho, pela confiança, paciência e parceria durante todos os momentos, bons e difíceis que passamos juntos.

--

--

Caio Silva
Revista Letraset

Acadêmico de Design e criativo na medida do possível