Geovana Martinello — Conheça a história por trás dos paper toys

Revista Letraset
Revista Letraset
Published in
4 min readMar 13, 2020

Paper toy (brinquedo de papel)

Os paper toys têm como objetivo representar seus donos pela caracterização de rosto, roupas, cabelo, animais de estimação, instrumentos de trabalho ou musicais. O que a criatividade mandar! São brinquedos de papel produzidos com base numa ficha descritiva, respondida pelos clientes com informações e fotos do que será produzido. Com base neste material, a criação é feita em softwares gráficos e enviada para aprovação. Depois de aprovado, inicia o processo de impressão, montagem manual, acabamento, embalagem e envio.

Quilling

Quilling é uma técnica que consiste na colagem vertical de tiras de papel. São desenhos de fitas de cetim ou papéis de diferentes cores, formatos e gramaturas que formam verdadeiras obras de arte. O processo consiste num rascunho feito à mão antes de ir para a etapa de produção, que demanda mais tempo de trabalho manual do que outras técnicas.

Low poly

Este tipo de trabalho é semelhante ao paper toy, mas são peças mais elaboradas e geralmente sem impressão. São utilizados papéis coloridos de diferentes tipos e texturas, linha de bordado, lã, entre outros materiais. Inicialmente as peças são desenvolvidas num software 3D antes de serem finalizadas com o trabalho de montagem manual.

Conheça a história por trás dos paper toys

Quilling, paper toys e low poly são as técnicas utilizadas no trabalho de Geovana Martinello. Formada em Publicidade e Propaganda (2010) e técnica em Design (2005) começou a colocar suas habilidades em prática no final de 2008. Mas a história da publicitária com papel já existe há muito mais tempo. Aos 12 anos ela produzia cartões de Natal com a mãe e, desde então, já tinha contato com a técnica de quilling (técnica de colagem de papéis), que começou a ser aplicada há pouco menos de dois anos em seus produtos. Ela explica que tudo o que aprendeu nessa área foi por meio de pesquisas, treino, erros e acertos. “Sou autodidata. Sempre que há possibilidade, faço cursos ministrados por pessoas que trabalham com papel e me inspiram e isso aperfeiçoa minha técnica”, afirma.

Já com os paper toys, a trajetória foi diferente. Começou a produzir por diversão ao lado do marido brinquedos que representavam a si mesmos, a sua família e amigos. Na época, Geovana trabalhava há quatro anos como diretora de arte e nem imaginava trabalhar por conta própria. Planejava, assim como a maioria dos profissionais, encontrar uma agência de publicidade ou um estúdio de design para seguir carreira na área de criação. Até que um dia, por insistência do marido, decidiu presentear com um de seus toys Antônio Tabet — publicitário, roteirista, humorista e um dos criadores dos canais Desimpedidos e Porta dos Fundos–, que ministrou uma palestra no dia de sua graduação. Ela deu à ele um paper toy personalizado e logo em seguida Tabet divulgou uma foto no blog KibeLoco, que rendeu um estouro nacional de encomendas. A partir disso, Geovana passou a se dedicar mais aos toys. Saiu do emprego onde estava e começou a trabalhar exclusivamente com o próprio negócio.

Entre as inspirações da publicitária, estão Carlos Meira, Studio Craft, Rafa Migueleto, Guarda Bosques, Lisa Lloyd e Yulia Brodskaya. Além disso, ela afirma que de uma boa conversa com os amigos, com a família e com o marido também surgem ótimas ideias.

Entre mais de seis mil paper toys produzidos, alguns pedidos se destacam. Geovana produziu e acompanhou vários casais como namorados, noivos e após um tempo, os filhos que vieram para completar a família. Outro caso bem especial foi um pedido que mexeu com a publicitária. Um casal de noivos solicitou seus toys personalizados para o casamento, mas a noiva havia perdido a mãe há alguns anos. A forma que ela escolheu para representá-la foi por meio de um paper toy, que acompanhou o casal durante toda a cerimônia. “Quando se cria esse tipo de relação com o cliente em que se acompanha várias etapas da vida, não tem como não lembrar com carinho”, ressalta.

https://www.geovanamartinello.com/

Atualmente Geovana não tem uma loja física, mas divulga seus trabalhos pelo Instagram (@geovanamartinello) e pelo site. Durante os pedidos, a participação dos clientes é essencial para que o trabalho de produção atenda ao máximo as expectativas de cada um.

Paul McCartoy

Construa seu Paper Toy!

1º Passo: Imprima em uma folha A4 de papel mais espesso, preferencialmente com 180g/m².

2º Passo: Corte, dobre e cole de acordo com o modelo ao lado. Após o corpo montado, cole os braços nos pontos indicados e encaixe a cabeça sobre o corpo.

Cortes: —
Dobras: - - -
Pontos de cola: \\\\

Compartilhe #mimosidadesempapel

https://www.geovanamartinello.com/ (@geovanamartinello)

Texto por: Larissa de Lima Witt (@larissawitt_)

Fotos: Amanda Gomes (@amandagomes_fotografias)

--

--