Hand-Lettering

Vejo com muita alegria esta volta da valorização do “Hand-Lettering” Letras manuais, pois acredito que isto estimula muito na criação de novos layouts e traz a exclusividade de volta a tona, onde cada um tem o seu estilo, com sua logo manual e a sua própria identidade.

A pintura manual de letras foi por muito tempo a única forma de divulgar uma marca, uma campanha ou uma mensagem, os “Sign Painters” ou Pintores de letras, eram nossos designer e publicitários, os que inventavam os melhores layouts e tinham as melhores referências.

Após os anos 50, quando toda a mídia foi tomada pelas letras vinílicas , luminosos e projeções, esta cultura das letras manuais foi extinta, inclusive meu avô era pintor de placas e passou para meu pai que por muito tempo nos criou pintando placas, mas também acabou mudando seu foco.

Após 5 décadas de tanta tecnologia e tanta facilidade para se ter um layout pronto ou uma linda letra adornada pela internet ou por um celular, sentimos a carência e agora o retorno desta arte e o interesse nas letras exclusivas até pelas grandes marcas, sendo caligrafia com canetas, penas ou brushes e pincel de letrista, mas com a imensa vantagem que hoje podemos juntar a arte manual com a pesquisa e divulgação digital.

Meu nome é Samuel Lenzi e hoje trabalho exclusivamente como letrista profissional com pincel de letrista, “Sign Painter” viajo atendendo clientes que querem exclusividade e ensinando esta cultura em oficinas.