Laerttes de Oliveira, Fashion Illustrator

O Fashion Illustrator Laerttes de Oliveira concedeu uma entrevista inspiradora, onde conta curiosidades sobre seu trabalho e sua vida vida pessoal. Descubra mais o estilista e ilustrador sul-catarinense!

Revista Letraset
Revista Letraset
3 min readAug 22, 2019

--

Como você se sente ao ver seu trabalho reconhecido?

Laerttes — É incrível, a cada conquista o sentimento de gratidão só aumenta. Eu sempre fico emocionado porque cada experiência é única e acontecesse de uma maneira muito especial.

Como se deu o seu interesse pela arte da ilustração?

Laerttes — Eu sempre desenhei, desde criança… o interesse só foi amadurecendo e se tornando uma das minhas profissões. Sempre foi a figura humana, animais e com um estilo autoral, aos poucos foi virando a ilustração de moda.

Qual das suas ilustrações mais marcou você? Por quê?

Laerttes — Sem dúvida foram a ilustração que a Madonna usou em seu show e a que foi repostada pela cantora Kylie Minogue, porque pra mim era duas coisas impossíveis de acontecer e aconteceram. Minhas duas divas inspiradoras reconheceram meu trabalho.

Como você descreve a sua arte?

Laerttes — Libertadora, fluída! Eu gosto de trazer essa sensação as minhas ilustrações, procuro sempre trazer a ideia muito movimento.

Fale um pouco sobre como é trabalhar com aquarela.

Laerttes — A aquarela é a manipulação da água sobre o papel, precisa ser feito com cuidado mas não pode ser perder a leveza, tem que deixar o traço se tornar espontâneo e fluído!

Qual é o seu processo criativo?

Laerttes — geralmente eu sou bem introspectivo e busco por referencias mais conceituais, gosto de uma pegada dramática também! No dia a dia eu assisto desfiles, séries, filmes, pesquiso por referencias bem densas e vou dissolvendo isso com idéias autorais…

Nas suas ilustrações, quais são as suas maiores referências?

Laerttes — Achraf Amiri e Eris Tran são os ilustradores que eu mais admiro e acompanho hoje em dia.

Quando e como foi seu primeiro trabalho profissional?

Laerttes — Foi em 2014. Eram ilustrações para uma revista que estava fazendo uma matéria sobre mulheres importantes da sociedade da cidade em que eu morava.

Você cria ilustrações personalizadas? Se sim, como tem sido essa experiência?

Laerttes — Olha, é bem raro… Geralmente as pessoas se interessam por aquilo que já está pronto.

Algum trabalho seu já foi divulgado internacionalmente? Se sim, como você se sentiu?

Laerttes — Foi uma ilustração que foi selecionada para fazer parte de um dos shows da cantora Madonna. Logo após, a mesma ilustração saiu na Vogue Itália e participou de uma exposição que percorreu a Europa, passando por Turim, Barcelona, Roma e Palermo. Foi emocionante demais, eu chorei por horas de emoção quando descobri.

Qual é o seu objetivo profissional?

Laerttes — Tenho alguns projetos em andamento agora. Estou amadurecendo como ilustrador e levando a minha arte a uma nova proposta, acho que é hora dessa mudança acontecer. Pretendo me aprofundar mais no campo da ilustração e da moda.

O leitor da revista Letraset gostou do seu trabalho e quer contratá-lo. Como fazer para entrar em contato com você?

Laerttes — É só entrar no meu site www.laerttes.com tem a opção de enviar mensagem ou diretamente pelo instagram @laerttes. É só enviar um direct que eu mesmo respondo.

Texto de Filipe Fraga, Sofia Donato, Roberta Geremias e Joice lumertz, acadêmicos de Design da Faculdade Satc.

--

--