O Design de um brinquedo pedagógico na alfabetização de crianças cegas

Flavia Aparecida Nesi
Revista Letraset
Published in
5 min readMay 18, 2018

Sou formada em Design Gráfico e trabalhei alguns anos nas áreas de Desenvolvimento de Produtos Cerâmicos e Têxteis — totalizando quase 19 anos; hoje, trabalho como Designer de Experiência do Usuário. Neste breve texto, trataremos sobre o processo de desenvolvimento do meu projeto de TCC.

A definição do tema

Na minha infância e adolescência, convivi com minha tia avó Eliza que era cega. Ela viveu em uma época onde tudo era muito simples e praticamente não existiam materiais adaptados; desde então, pude constatar que para essas pessoas tudo era mais difícil e inacessível. Ela faleceu há alguns anos e sempre pensei em como poderia fazer algo para contribuir com os portadores de cegueira.

Assim, ainda na etapa de definição do tema, após ter percorrido algumas áreas que o Design nos permite trilhar, muitas ideias surgiram para o tão esperado TCC. Somando a vontade de fazer algo com apelo social e que pudesse contribuir de — certa forma — para melhorar a vida de alguém — já que quase sempre o trabalho de um designer acaba sendo direcionado para soluções com fins de lucro — cheguei à decisão de que voltaria minha pesquisa para o universo da cegueira. Após algumas pesquisas, optei por focar primeiramente nas crianças, pois é na infância que se tem o primeiro contato com o mundo. É também na infância que a criança precisa ser alfabetizada para conseguir viver em sociedade de forma plena e se comunicar com os meios.

Dessa forma, com base em dados de pesquisa e juntamente com minha orientadora, decidimos aplicar a tradução intersemiótica no conto “Os Três Porquinhos” para a elaboração de um brinquedo pedagógico destinado ao processo de alfabetização e letramento de crianças cegas, criando um recurso pedagógico que permitisse o acesso à literatura infantil de forma lúdica e divertida.

Cena do conto “Os Três Porquinhos” — Fonte: Abre Alas

A metodologia de pesquisa

Para organizar em etapas o processo de desenvolvimento do projeto, optamos pela metodologia projetual de tradução intersemiótica aplicada ao design gráfico elaborada por Medeiros et. al. (2016), que consiste em um método com base em seis etapas distintas e definidas que buscam sistematizar e organizar as etapas de uma tradução intersemiótica.

Metodologia de tradução intersemiótica aplicada ao Design — Medeiros et. al. (2016)

O projeto

O projeto consistiu no desenvolvimento de um brinquedo composto por um tapete em EVA, seis peças táteis e de encaixe de diferentes formas geométricas e um recurso de áudio acionado por botões que funcionam através de um circuito microprocessado. Cada peça tem a representação gráfica de uma cena do conto e, a medida que a criança a encaixa no tabuleiro, o sistema de áudio reproduz a narrativa da história, possibilitando ao usuário reconhecer o conto através das formas táteis e do áudio da história.

As cenas são representadas por materiais diversos, possibilitando à criança reconhecer a imagem através do tato. Dentre os materiais, pode-se citar o pelo sintético para representar a pele do lobo, a palha de milho para a casinha de palha, feltro para as roupinhas, MDF para a casinha de madeira, dentre outros.

Para a reprodução do áudio, utilizamos um circuito microprocessado que foi desenvolvido com o apoio do curso de Engenharia da Computação e do LCA — Laboratório de Computação Aplicada, ambos da Faculdade SATC. A gravação e edição do áudio da história para o desenvolvimento do produto foram feitas em conjunto com o Núcleo Multimídia da Faculdade SATC. E o desenvolvimento dos elementos e das cenas foi feito no Laboratório Pronto 3D — Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D da Faculdade SATC.

O conto “Os Três Porquinhos” foi representado no projeto pelas seis principais cenas que definem o conto.

Desenhos das cenas e personagens do conto para o projeto.

Aplicação do projeto

O projeto foi aplicado e validado com duas crianças cegas, alunas da Escola Básica São Cristóvão, de Criciúma-SC. Uma menina e um menino de catorze e dez anos, respectivamente.

Realizamos o teste em conjunto com a professora e foi possível perceber a satisfação e o entendimento das crianças em relação ao brinquedo, que tiveram reações positivas e conseguiram reconhecer o conto e interagir com o brinquedo.

A professora ressaltou a importância do trabalho na visão pedagógica nos vários aspectos que envolvem o processo de alfabetização e letramento, uma vez que faltam recursos pedagógicos para auxiliar no processo de alfabetização e letramento de crianças cegas e com outras deficiências.
Dessa forma, o estudo abre caminho para outros estudos nas diversas áreas que envolvem o design gráfico norteando novas soluções para o desenvolvimento de brinquedos acessíveis.

Além das contribuições citadas, o projeto nos permitiu a emoção em compartilhar da felicidade dessas crianças e também nos alegra a contribuição social para com a escola e a sociedade.

Professora Daiane, Ana Lídia e Luige.

O projeto intitulado “A Tradução Intersemiótica na elaboração de brinquedo pedagógico destinado ao processo de alfabetização e letramento de crianças cegas a partir da obra ‘Os três porquinhos’”, teve a orientação da professora de Semiótica Dra. Cristiane Gonçalves Dagostim, e foi apresentado como requisito ao título de Bacharel em Design Gráfico da Faculdade Satc.

Se você quiser conhecer o trabalho completo é só acessar o artigo.

--

--