¡Soy latinoamérica! O design cerâmico no Peru.

Carol Oliveira
Revista Letraset
Published in
4 min readApr 30, 2018

O mercado cerâmico peruano e os aspectos sociais que influenciam as preferências de consumo.

Cerros de Lima/Peru. Foto de Mariano Mantel

Musica sugerida para a leitura:

Quando se fala em América Latina, uma das características notavelmente comum a todos os países é, infelizmente, a exploração. Até hoje, compartilhamos com nossos vizinhos as mesmas consequências causadas pela colonização europeia de séculos atrás.

E tratando-se do Peru, a situação não é muito diferente: apesar de seu crescimento econômico notável — quase 3% de acréscimo na produção nacional entre Agosto de 2016 e Agosto de 2017 — os peruanos ainda convivem diariamente com o abismo da desigualdade social, com mais de 20% da população vivendo em condições de pobreza.

Diante deste panorama, o design peruano se desenvolve diretamente influenciado não somente pela rica cultura andina, mas também por preferências de consumo que representam claramente estas diferenças sociais.

No caso da indústria cerâmica, o design de superfície surge como uma alternativa para a transformação da realidade no interior das casas mais pobres, onde o acesso a revestimentos como mármores e pedras naturais é quase impensável devido ao alto custo.

De fato, o grande volume da produção cerâmica gera produtos com preços mais acessíveis em comparação aos materiais naturais, fazendo da cerâmica um meio pelo qual se torna possível para estas pessoas conformarem seus espaços de convivência social da forma mais próxima possível com o que consideram ideal.

Foto de Alex Proimos

Diferente de conceitos que hoje estão em voga no Brasil, como a aplicação da cerâmica em releitura de materiais rústicos ou em estado bruto, o que o mercado peruano reflete é que os consumidores das classes mais baixas buscam distanciar-se destas texturas que estiveram sempre presentes em seu cotidiano — principalmente devido à falta de recursos para a finalização das obras em suas casas -; como o cimento bruto, a palha, a madeira natural rústica, etc. Desta forma, é nítida a preferência pelo piso e revestimento cerâmico com acabamento brilhante, seja pela aparência mais nobre, seja pela fácil limpeza e manutenção.

No que diz respeito às gráficas, além de texturas como o mármore, também se nota a busca por gráficas do tipo marchetaria — antiga técnica de ornamentação de móveis em madeira -, com geometrias e adornos figurativos que, quando assentados em painel, compõem diferentes figuras.

Interior de uma casa no Peru

Até mesmo as condições climáticas locais influenciam na escolha do revestimento cerâmico para as casas no Peru. Sendo uma zona costeira, na capital, por exemplo, existe um acúmulo de nebulosidade e umidade, fazendo com que o céu limenho seja cinza a maior parte do tempo durante o ano. Logo, em busca de “compensar” essa ausência de cor no exterior, muitos peruanos investem em decorações e acabamentos com uma paleta de cores intensa e variada; passando principalmente por tons avermelhados, caramelo, marrom, amarelo e bege.

É importante perceber a este ponto, qual o papel dos designers enquanto profissionais inseridos na indústria cerâmica pois, além de criar, devem ser capazes de extrair estas informações do mercado e fazer uso delas enquanto combustível para seus projetos. O que fortalece também a importância/necessidade do viajar tanto para a busca de tendências e referências quanto para o contato direto com diferentes realidades de mercado.

Ainda que elementar, o entendimento destas nuances do design cerâmico peruano permite uma reflexão sobre o quanto os aspectos sociais influenciam nas preferências de consumo e, por tanto, que devem ser consideradas como essenciais para o desenvolvimento de produtos que atendam as expectativas de seus consumidores.

Afinal, mais do que criar e propor novas tendências, o design também é uma forma de tradução da história e cultura de uma sociedade, registrando os desafios que vive um povo e buscando atender os anseios que nutre em seu cotidiano.

Lo que más les gusta!

- Formatos menores 45x45, 27x40,
- Acabamento Brilhante
- Gráficas com geometrias clássicas
- Releitura da Machetaria, madeira e mármore
- Cores intensas:vermelho, caramelo, bege, amarelo, marrom

--

--