O instante em que tudo pode ser belo

O romance é sobre a relação de mãe e filho assim como a relação de filhos adotivos com a mãe América e como ela pode ser dolorosa.

Revista Machado
Revista Machado
3 min readJun 2, 2023

--

Ocean Vuong, 34.

poucos títulos de livros capazes de chamar minha atenção, ainda mais se for formado por mais de três palavras. Não foi o caso deste “Sobre a terra somos belos por um instante”, do poeta e romancista Ocean Vuong. O título, em si, já traz uma poética sobre a vida. E isso chama atenção. Nem que seja por um mísero instante, somos belos e é o que basta. É o que ele acaba descobrindo e nos conta nesse romance de formação autobiográfico, que vai acompanhar o protagonista, cujo apelido é Cachorrinho, e sua relação complexa com a mãe e os EUA.

Descendente de vietnamitas, Cachorrinho destrincha as memórias que constituem a sua família e, consequentemente, os traumas vividos por eles. A avó, vítima de violências desde criança e que se casa com um soldado norte-americano, foge da guerra e vai parar nos EUA, onde pode construir um futuro melhor, sem ter a ver com bombas ou coisas do gênero. É nesse contexto que a mãe de Cachorrinho nasce e, décadas depois, dá a luz ao próprio Cachorrinho — apelido carinhoso que a avó lhe dera.

Escrito de forma epistolar, o protagonista endereça as cartas para a mãe analfabeta. Ele conta as dificuldades que ela tinha para aprender o inglês e como essa relação com o idioma pode ser espinhosa e humilhante. A figura materna é complexa e os sentimentos do filho em relação a ela também. Ora o trata afetuosamente, ora o destrata com furor. O romance é sobre a relação de mãe e filho assim como a relação de filhos adotivos — imigrantes — com a mãe América e como ela pode ser dolorosa.

Ao mesmo tempo em que narra as dificuldades de ser um vietnamita em solo americano e toda as complicações que decorrem desse fato explícito, Cachorrinho acaba descobrindo sua sexualidade e tenta explicar à mãe, por meio dessas cartas, como ele é realmente. Ao trabalhar em uma fazenda de tabaco ainda na adolescência, ele conhece Trevor, o neto do dono da fazenda, e os dois iniciam uma amizade intensa e repleta de ambiguidades, até Eros tomar conta dos dois e daí nascer um amor que ora machuca, ora arrebata.

É através da memória e da escrita que o Cachorrinho já adulto e escritor busca desvendar o mistério de sua vida, revisita feridas que ainda estão abertas e compreende que havia no meio daquele caos todo que fora a sua jovem vida, em meio a todo o sofrimento e preconceito que um imigrante passa em solo americano, em meio a toda a lama e miséria humana, ele descobre que ainda assim a beleza pode ser encontrada em momentos tão banais, mas tão banais que, se a gente não prestar a atenção, ela acaba passando e a gente nem percebe.

É por isso que o instante importa e é preciso estar atento a esse instante significativo que pode tocar e mudar as nossas vidas.

Sobre a terra somos belos por um instante ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤPáginas: 224ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ Roccoㅤ

--

--